Problema com software precisa ser solucionado antes do caça voltar aos céus

Todos os caças Lockheed Martin F-35 foram proibidos de voar até que um problema com o software que controla a bomba de combustivel seja solucionado. A bomba desligava-se em pleno voo.

A companhia norte-americana fez o anúncio apenas algumas horas após informar que o F-35 estava restrito a voos acima de 10.000 pés de altitude por causa da mesma falha.

Os caças deverão ser mantidos no chão até o início na próxima semana, quando a Lockheed e a BAE Systems, fornecedora do equipamento defeituoso, deverão solucionar o problema.

Uma das três variantes do F-35 pode permanecer no chão mesmo após a remoção destas restrições. Os voos no padrão STOVL (short takeoff and vertical landing) também foram suspensos após uma inspeção pós-voo detectar uma anomalia na dobradiça da porta da tomada de ar auxiliar.

A versão F-35B precisa completar pelo menos 50 pousos verticais antes do início dos testes embarcados, previstos para março de 2011. Estes testes são fundamentais para que a aeronave entre em atividade nas aviação dos Fuzileiros Navais em dezembro de 2012.

FONTE: Flightglobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

wpDiscuz