O presidente da empresa sueca Saab, Hakan Buskhe, e o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) anunciaram, nesta sexta-feira (24/09), a criação de um centro de pesquisa aeroespacial no município. Buskhe afirmou que serão investidos, aproximadamente, US$ 50 milhões no projeto nos próximos cinco anos. Para a Saab, a ideia da criação do centro de pesquisa não depende da empresa ganhar a licitação para a venda dos aviões caças que vão reequipar a Força Aérea Nacional. O centro de pesquisa está vinculado à oportunidade de exportar tecnologia da Região para o mundo.

Buskhe destacou que, no próximo ano, devem ser contratados aproximadamente 40 engenheiros com pós-graduação para integrarem a equipe que trabalhará no centro. “Nós já tínhamos tomado a decisão de fazer este centro no Estado de São Paulo e escolhemos São Bernardo por ser uma cidade onde o setor tecnológico é muito forte e, certamente, irá propiciar o crescimento do centro de pesquisa”. Ele também acrescentou que a localização no município foi “em função de pedido do prefeito da cidade”.

Para o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT) o empreendimento será bom tanto para o Brasil como para o ABCD. “Vamos nos esforçar para consolidar o projeto na cidade”, disse.

Marinho reforçou durante a coletiva de imprensa que apóia a compra dos caças suecos.”As autoridades da FAB garantiram que o Gripen é o melhor projeto tecnológico. Do ponto de vista custo/benefício, e não somente pela compra, mas também na questão manutenção. Foi isso que me fez entrar de cabeça neste debate”, ponderou. Segundo ele, a decisão da Saab de construir o centro consolida a posição dos suecos na concorrência pelos caças.

O presidente da Saab também garantiu que, na hipótese da empresa ganhar a concorrência dos caças, os investimentos neste centro serão bem maiores. Ele anunciou que entre outubro e dezembro estará visitando o Brasil e o ABCD o diretor de desenvolvimento e pesquisa da empresa para definir detalhes da instalação e constituição de um corpo de pesquisa do centro.

Acompanharam os suecos na audiência com o prefeito Luiz Marinho o vice-presidente da Saab, Lennart Sindahl, a diretora de fusões e investimentos corporativos Ulrika Lundgren, o diretor-geral da empresa no Brasil, Bengt Janêr e os presidentes da Inbra, Jairo Cândido e da Akaer, Cesar Augusto da Silva. A Inbra já trabalha no setor aeroespacial e tem instalações em Mauá. O presidente da Akaer, que funciona hoje em São José dos Campos, revelou que também pretende se transladar para o ABCD.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Bernardo, Jefferson da Conceição, o centro de pesquisa prometido pela Saab tem potencial para colocar a Região em novo patamar de desenvolvimento tecnológico. “O que está sendo anunciado, é o futuro do ABCD”.

FONTE / FOTO: ABCD Maior (reportagem de Felipe Rodrigues)

COLABORARAM: Drcockroach e Nick

NOTA DO BLOG: destaques em negrito do Poder Aéreo

wpDiscuz