Croácia perde dois MiG-21 em colisão aérea
As duas aeronaves realizavam exercícios com outras duas próximo à cidade de Vukelići. O par remanescente retornou em segurança para a Base Aérea de Pula após o acidente. Os pilotos foram resgatados por um helicópteros Mil Mi-171 e levados a um hospital em Zagreb.
A Força Aérea da Croácia, na sua concepção moderna, foi recriada em dezembro de 1991, durante a guerra pela independência do país partir da Iugoslávia . Os primeiros MiG-21 chegaram no final de 1992 e participaram de diversos combates. Pelo menos três foram abatidos (um deles por fogo amigo).
Atualmente existe um único esquadrão de caças MiG-21 e este é formado por cerca de uma dúzia de MiG-21. Estas aeronaves foram modernizadas há menos dez anos na Romênia e receberam atualizações semelhantes aos Lancer daquele país. Está prevista a escolha do seu substituto no ano que vem, sendo que os mesmos deverão dar baixa em 2013. Com a perda das duas aeronaves a disponibilidade ficará bastante afetada e o processo de escolha dificilmente será adiado.
FOTO: Ministry of Defence