KC-390: Portugal criará comissão interministerial
A reunião do conselho de ministros desta quinta-feira, em Lisboa, aprovou uma resolução confirmando o interesse de Portugal em “participar no programa de desenvolvimento e produção da aeronave de transporte multiusos KC-390”. O comunicado do conselho de ministros refere que “esta participação deverá constituir um factor de desenvolvimento da base tecnológica e industrial nacional para o sector aeronáutico e, nessa medida, assumir o papel de vector mobilizador da dinamização do cluster aeronáutico nacional”.
As negociações entre Portugal e Brasil serão lideradas, do lado luso, pelo Ministério da Defesa. Mas haverá o acompanhamento por parte de uma comissão que juntará responsáveis de vários ministérios.
A comissão a constituir terá representantes do Ministério das Finanças e da Administração Pública, do Ministério da Defesa Nacional, do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, do Ministério da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
“A indústria aeronáutica constitui um factor para o desenvolvimento económico dos países, e associada à política de defesa dos Estados beneficiou de incentivos, que permitiram que esta se desenvolvesse e se assumisse como uma indústria de ponta no sector tecnológico, de elevado valor acrescentado, e como vector de inovação”, destaca o governo português.
A eventual participação no novo projecto de aeronave da Embraer reforçará os laços portugueses com aquela companhia brasileira, que já está presente no capital da portuguesa Ogma e que tem uma fábrica em Évora, à qual o governo português deu incentivos avaliados em dezenas de milhões de euros.
FONTE: Portugal Digital