Nesta segunda-feira, 20 de setembro, a FMV (a organização que administra os materiais de defesa suecos) informou sobre a assinatura de um contrato de encomenda de produção com o Ministério da Defesa do Reino Unido, referente ao míssil Meteor. O contrato, segundo a FMV, foi assinado em 17 de setembro.

Com o míssil Meteor o sistema JAS39 Gripen aumenta significativamente sua capacidade de operar contra alvos aéreos a longas distâncias e com altíssima performance.

O Meteor é um míssil ar-ar BVR (Beyond Visual Range – além do alcance visual)

A cooperação européia para o sistema de míssil Meteor foi iniciada em 2002, com o Reino Unido como nação líder e Alemanha, França, Itália, Espanha e Suécia como participantes. A Suécia tem sido um participante bastante ativo desde o início, e a maior parte dos testes de disparo, durante o desenvolvimento, foram realizados utilizando o JAS 39 Gripen como plataforma principal de desenvolvimento.

Segundo o Diretor do Projeto na FMV, Michael Ostergren, “o desenvolvimento atingiu agora o ponto em que a Suécia pode assinar um pedido de produção para mísseis operacionais. A Suécia é a terceira (nação) a assinar contratos de produção, após o Reino Unido e a Espanha.”

O acordo foi assinado, por parte da Suécia, pelo Diretor Geral da FMV, o General Gunnar Holmgren. Por parte do Reino Unido, assinou o General General Sir Kevin O’Donoghue, chefe de Materiais de Defesa do Ministério da Defesa do país.

A FMV já havia assinado com a Saab Aerosystems um contrato para integração do míssil Meteor no JAS39 Gripen C/D, versão 20. Espera-se que o sistema de míssil Meteor esteja operacional na Força Aérea Sueca em 2015.

FONTE / FOTOS MENORES: FMV

FOTO DO ALTO: SAAB

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz