Congressista dos EUA quer apressar venda de F-16 C/D a Taiwan

26

O congressista norte-americano Edward Royce quer apressar o Governo dos EUA para vender caças F-16 C/D a Taiwan. Segundo o Global Security, o representante republicano do Estado da Califórnia disse na semana passada (14 de setembro) que “Taiwan enfrenta uma das mais complexas e letais ameaças militares do mundo… Avançar com a venda do F-16 seria um sinal adequado para Taiwan.”

Citando o relatório anual do Pentágono ao Congresso a respeito das capacidades militares chinesas, e que foi publicado no mês passado, Royce afirmou que “não houve ações significativas” do lado chinês para reduzir sua presença militar, apesar de líderes dos dois lados estarem promovendo um compromisso dos dois lados do estreito de Taiwan (cross-Taiwan Strait engagement).

“Se quisermos que essa diminuição das hostilidades dos dois lados (cross-strait detente) seja bem sucedida, Taiwan deverá operar a partir de uma posição de força”, afirmou Royce ao Congresso. O republicano está no Subcomitê para a Ásia, Pacífico e Ambiente Global do Comitê de Assuntos Estrangeiros do Congresso dos EUA. Ele é um dos 130 congressistas que escreveram em maio ao presidente dos EUA, Barack Obama, para que sua administração se posicionasse imediatamente a favor da venda dos caças, já que o equilíbrio no estreito de Taiwan continua pendendo a favor da China.

FONTE: Global Security FOTO: Taiwan Air Power

NOTA DO BLOG: atualmente, as versões mais antigas do F-16 formam o principal componente quantitativo da Força Aérea de Taiwan, junto com os F-CK-1 IDF desenvolvidos localmente. Depois, em quantidade, vem os Mirage 2000-5 e os remanescentes dos F-5 E/F produzidos sob licença.

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz