Na quarta-feira passada, 15 de setembro, a Base Aérea de Edwards da USAF (Força Aérea dos EUA) divulgou que o 418º Esquadrão de Testes de Voo conduziu um teste de formação de sete aeronaves C-17 Globemaster III. Os testes, realizados no dia anterior, serviram para avaliar as modificações realizadas no sistema de formação em voo da aeronave (FFS – Formation Flight System), e necessitavam de múltiplas aeronaves voando em formação para validar o desempenho do sistema.

Segundo o informe, o sistema permite que o piloto monitore e voe a aeronave em formação com outros C-17 numa mesma altitude e distância em qualquer condição de tempo. O voo de aviões C-17 em grandes formações, tanto em céu limpo quanto nublado, tem o propósito de despejar uma grande força de pessoal e equipamentos em ambientes hostis, rapidamente e com precisão. Trata-se de um requerimento básico de missão da aeronave.

Na formação, o líder é responsável por mandar pelo sistema, eletronicamente, informações para os demais C-17, para que todos voem na altitude e velocidade apropriadas. Desde 2008, o sistema vem sendo testado com formações gradualmente maiores a cada teste. O último foi realizado no ano passado, com seis aeronaves (veja primeiro link da lista abaixo).

Para esse novo teste com sete aviões, seis C-17 (três da Base Aérea de McChord, estado de Washington e três da Base Aérea de Charleston, Carolina do Sul) somaram-se ao C-17 de Edwards.

FONTE / FOTOS: Edwards AFB – USAF

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz