Pilotos da FAB voam F-5 da FACh, em intercâmbio
Grupo de Aviação Nº12 da Força Aérea do Chile recebe pilotos brasileiros, que cumpriram um programa de voo elaborado pela instituição
–
Dois oficiais aviadores da Força Aérea Brasileira foram recebidos no dia 7 de setembro na Base Aérea “Chabunco”, da Força Aérea do Chile (FACh), no contexto de um acordo de intercâmbio profissional que existe entre Chile e Brasil. A unidade tática anfitriã foi o Grupo de Aviação N°12, que recebeu os capitães Cassio de Souza Neto e Gregore Denicoló, procedentes do Rio de Janeiro e Porto Alegre, respectivamente. Ambos manifestaram sua satisfação de estar em Punta Arenas e em especial na IVª Brigada Aérea.
A FACh elaborou um programa de voo para os pilotos brasileiros, com a oportunidade de voar diversas missões no F-5 Tigre III, numa região que apresenta características geográficas e meteorológicas especiais. As baixas temperaturas e o forte vento reinante chamaram a atenção dos pilotos brasileiros, acostumados a temperaturas variando entre 20 e 30 graus celsius e a ventos que não ultrapassam 40 quilômetros por hora.
Em 9 de setembro, os oficiais brasileiros foram recebidos pelo Comandante em Chefe da IVª Brigada Aérea e do Comando Conjunto Austral, General de Brigada Aérea (A) Juan Soto Palomino.
FONTE / FOTOS: FACh
NOTA DO BLOG: as fotos do F-5 Tiger III do Chile que ilustram essa matéria têm como fundo a casa anterior dos tigres chilenos, Antofagasta. A mudança para o sul do país foi recente, e pode ser conferida (assim como outras fotos dos F-5 chilenos) em matérias anteriores publicadas pelo Poder Aéreo, nos links a seguir.
VEJA TAMBÉM:
- De Norte a Sul: mudança de ares para os F-5 chilenos
- Tenente Miranda, a primeira piloto supersônica da FACh
- I Brigada Aérea da FACH recebe comitiva da FAB
- Salitre II: homenagem ao Tenente Coronel Fleury
- Fim de uma era na FACh: A-37 despede-se de Punta Arenas
- A primeira piloto chilena a solar no A-37
- Ministro da Defesa do Chile fala sobre novas aquisições da FACH
- Chile vai comprar mais 18 caças F-16 MLU para substituir seus F-5E Tiger III
- Enquanto os Chilenos vão de F-16 MLU, nós vamos de F-5M com orgulho