Novo radar APG-63(V)3 AESA instalado e testado no F-15C
ARaytheon informou nesta segunda-feira, 13 de setembro, que o radar de nova geração APG-63(V)3 AESA (de varredura eletrônica ativa) está instalado e já passou por testes em um F-15C, dentro de um contrato de modernização de 24 aeronaves. Pelo contrato atual, o radar vai modernizar 10 da USAF (Força Aérea dos EUA) e 14 F-15C/D da ANG (Guarda Aérea Nacional).
A Boeing e a USAF completaram recentemente a instalação e os testes de aceitação na Base Aérea de Langley, na Virgínia. A aeronave deverá ser trasladada para as bases aéreas de Kadena, no Japão e Nellis, no estado de Nevada, no terceiro quadrimestre de 2010.
Todd Burns, gerente do programa AESA da Boeing, afirma que “as capacidades ar-ar do APG-63(V)3 colocam o F-15C/D em uma classe só dele, e garante que as frotas de F-15 C/D da USAF e da ANG possam ser mantidas, e continuem capazes e acessíveis. A adição do APG-63(V)3 garante que essas aeronaves prossigam em suas missões multitarefas (multirole) tanto nos EUA quanto no exterior”.
O radar AESA APG-63(V)3 da Raytheon une o software já comprovado do APG-63(V)2 com o hardware de transmissão e recepção do APG-79, empregado no F/A-18E/F Super Hornet. Assim, a modernização traz para a versão ar-ar do F-15C uma alta performance, robusta e acessível, segundo a Raytheon.
FONTE / IMAGENS: Raytheon
VEJA TAMBÉM:
- F-15C da Guarda Aérea Nacional dos EUA é modernizado com radar AESA
- Modernização do radar do F-15E ganha nome: AN/APG-82(v)1
- Raytheon entrega primeiro radar AESA do programa F-15E
- Raytheon discute venda de radar AESA com dois países operadores de F-16
- F-16 com radar AESA da NCG cumpre voos de demonstração
- Rússia mostra radar AESA do PAK FA
- Arábia Saudita quer radar avançado nos novos F-15S