A BAE Systems anunciou nesta quarta-feira, 8 de setembro, que competirá com o sistema de treinamento a jato Hawk para o programa da USAF (Força Aérea dos EUA) de uma nova família avançada de sistemas de treinamento de pilotos, que visa substituir os velhos T-38 da força.

Para atender ao programa da Advanced Pilot Training (APT) Family of Systems (FOS) da USAF, normalmente chamado de T-X, a BAE Systems se considera em boa posição, por oferecer uma solução “de prateleira” (off-the-shelf), já em serviço e de baixo risco, que também já demonstrou um custo de ciclo de vida aceitável.

Segundo a empresa, o Hawk não precisa ser desenvolvido para atender ao desejo da USAF de que o novo treinador atinja, em 2017, a capacidade operacional inicial (IOC –  Initial Operational Capability), e deverá diminuir substancialmente o custo total para treinamento de pilotos prontos para missões.

A empresa destaca também que o seu Hawk Advanced Jet Training System é mais do que uma aeronave: trata-se de um sistema que integra o treinamento real no jato com um ambiente virtual de alta fidelidade, que apoia o desenvolvimento dos pilotos. O sistema oferece aviônicos avançados, ambiente de treinamento totalmente integrado, capacidades para “debriefing” (análise pós voo) do instrutor e outras capacidades de linha de frente.

O sistema, segundo a BAE Systems, permite que o piloto treine da mesma forma que irá combater – mais do que voar, o piloto dos combates do futuro precisa entender, processar e reagir de acordo com a quantidade de informação disponível no cockpit. Assim, o sistema permite treinar em cenários de múltiplos engajamentos, situações de combate complexas, interceptações, operações com data-link e uso de sensores sintéticos.

FONTE / FOTO: BAE Systems

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