Mais um Mirage III vira monumento
Quem passa pela Rodovia DF 001, na entrada da cidade satélite do Gama, no Distrito Federal, depara-se com uma nova atração. Trata-se da Praça do Avião, localizada em frente ao Quartel-General da Terceira Força Aérea (III FAE), que está aberta à visitação pública desde o dia 4 de agosto, quando foi inaugurada pelo Comandante Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro-Ar Gilberto Antonio Saboya Burnier. Desde então, a praça passou a ser um ponto turístico da região, atraindo amantes da aviação: adultos, jovens e crianças.
O principal monumento da Praça é a aeronave de caça F-103 MIRAGE III de matrícula FAB 4926.
No monumento, destaca-se que os F 103 MIRAGE chegaram ao Brasil em 1972 e que, durante 33 anos, equiparam o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), sediado na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, e que foram os primeiros caças supersônicos da Força Aérea Brasileira (FAB). Estes aviões integraram o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, tendo como principal missão interceptar aeronaves consideradas hostis na região Centro-Oeste do Brasil, além de proteger a Capital Federal Brasília.
A Praça do Avião, além da aeronave F 103 MIRAGE, também divide espaço com a nova placa de entrada da III FAE, que foi descerrada, no dia 3 de setembro, durante a cerimônia militar semanal, presidida pelo Maj Brig Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da III FAE. Composta pelo Brasão da Organização e com os dizeres “TERCEIRA FORÇA AÉREA”, a peça de bronze foi confeccionada pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.
Abaixo uma pequena homenagem a este belo pássaro!