Por Anantha Krishnan M.

BENGALURU, India – O processo de certificação final da aeronave leve de combate da Índia LCA – Tejas, começou antes mesmo de ser emitida a importante certificação IOC – Initial Operational Clearance, disse para a AVIATION WEEK o oficial do programa P. S. Subramanyam.

O processo de certificação está sendo conduzido por uma equipe chefiada por K. Tamilmani, executivo-chefe do Centre for Military Airworthiness and Certification (Cemilac). É um dos avanços mais significativos nos últimos nove anos e meio do programa. O primeiro protótipo do Tejas, um demonstrador inicial de tecnologia, fez seu primeiro vôo em 4 de janeiro de 2001.

“A certificação assegura principalmente que o utilizador (a Força Aere Indiana) receberá um avião seguro, maduro, confiável e com o desempenho especificado”, diz Subramanyam, que é diretor do programa de aeronaves de combate e diretor da Agência de Desenvolvimento Aeronáutico (ADA). “O Cemilac apresentou um roteiro claro, segmentando duas grandes etapas: certificação de equipamentos e de sistema. O processo foi iniciado há um mês.”

Mais de 300 engenheiros da ADA, do Cemilac, da Defense Research and Development, da Hindustan Aeronautics Ltd., dos National Aerospace Laboratories e de outros parceiros do programa estão trabalhando em conjunto para assegurar que a aguardada certificação IOC Tejas seja alcançada até dezembro de 2010.

“Todos estão excitados”, diz Subramanyam. “Estamos buscando todas as garantias para que tudo ocorra conforme o script, sejam os testes no solo, na aeronave ou em voo. A missão de certificação do Tejas avança com potência máxima.”

Por sua vez, o Cemilac recebeu toda a programação de testes. “Todo o equipamento operacional necessita ser certificado”, diz Tamilmani. “Nós verificamos a confiabilidade de todos os sistemas, especialmente a dos sistemas de controle de vôo. O Tejas tem quatro níveis de redundância no seu computador de controle de vôo.”

Tamilmani diz que o Tejas revelou ser uma plataforma segura, e a equipe do Cemilac interage estreitamente com os usuários, realizando a certificação de aeronavegabilidade.

“O envelope para a IOC está congelado e estamos trabalhando muito estreitamente com a equipe de gestão do programa (da Força Aérea da Índia) na ADA e com outros parceiros”, acrescenta Tamilmani.

FONTE: Aviation Week / COLABOROU: Justin Case

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