Confiabilidade do F-35B causa preocupação
O site Flightglobal informou que preocupações sobre a confiabilidade do caça Lockheed Martin F-35B, versão STOVL (Short Take-Off and Vertical Landing), podem atrasar o programa de testes novamente.
O informe diz que o chefe executivo Robert Stevens da Lockheed Martin, afirma que os esforços recentes para melhorar a confiabilidade do F-35B “ficaram aquém das expectativas”, com os problemas encontrados nos ventiladores térmicos, atuadores das portas e interruptores do sistema elétrico. “Tenho certeza de que vamos ver uma re-introdução progressiva do programa de vôo de testes STOVL, para reconhecer o desempenho real até o momento”, disse ele aos repórteres.
Parece que o programa de testes da F-35B não conseguiu manter o ritmo das metas reduzidas no início deste ano, devido a um déficit grande de horas de testes no ano passado. Originalmente, 1.200 testes de vôo eram necessários em todo o programa F-35 em 2010, mas estes foram reduzidos para apenas 394.
Enquanto isso, a Lockheed Martin produziu um vídeo de atualização do segundo trimestre de 2010 para o programa, que pode ser visto abaixo.