MMRCA: líderes estão de olho
Nos próximos meses, Obama, Sarkozy e Medvedev deverão visitar a Índia
—
Empresas dos EUA, França e Rússia fizeram suas propostas para o programa MMRCA, que visa obter 126 aviões de combate de médio porte para a Força Aérea Indiana. Espera-se agora que os presidentes desses países, em suas próximas visitas à Índia, façam lobby para essas propostas. A visita do Presidente dos EUA, Barack Obama, está agendada para novembro, seguida da visita do Presidente da França, Nicolas Sarkozy, no início de dezembro e pela do Presidente da Rússia Dmitry Medvedev, no final do mesmo mês.
Fontes disseram ao Financial Express (FE), sob a condição de se manterem anônimas, que “os seis competidores ainda serão submetidos a uma shortlist (lista reduzida). O Ministro da Defesa só pode decidir em reduzir o número de competidores após receber o relatório do comitê de avaliação das contrapartidas (offsets) técnicas, juntamente com o relatório dos testes de campo. Depois que o Comitê de Segurança do Gabinete fizer a decisão final, haverá negociações governo a governo, num esforço para se conseguir benefícios adicionais para a Índia.”
Das empresas em disputa (veja os links sobre o MMRCA ao final da matéria para mais detalhes), a Força Aérea Indiana já realizou encontros com a Lockheed Martin, dos EUA, e com a francesa Dassault. De acordo com fontes, as propostas que cumpram as regras, a política de compras de defesa e as contrapartidas técnicas serão levadas em consideração, e a proposta de menor valor, designada L1, será selecionada como o MMRCA (medium multi-role combat aircraft – avião de combate médio multitarefa).
Todo o procedimento deverá levar aproximadamente dois meses, quando então Obama visitará a Índia. Ainda segundo as fontes do FE, “o MMRCA deverá ser a prioridade da agenda, mas diversos outros acordos pendentes deverão ser tratados, o que inclui helicópteros de porte médio, cujo RFP (Request for Proposal) poderá ser descartado. Também espera-se que a Índia solicite tecnologia de criptografia para os EUA.”
Já Nicolas Sarkozy e sua esposa Carla Bruni visitarão a Índia de 6 a 7 de dezembro e, “definitivamente, o contrato do MMRCA será discutido. Eventualmente a seleção do MMRCA será uma decisão política”, disseram autoridades. Além de assinar o pacto para o fornecimento de dois reatores, Índia e França também deverão assinar um acordo de 2,2 bilhões de dólares para a modernização da frota de Mirage da Força Aérea Indiana. Segundo fontes do Ministério da Defesa, esse acordo de modernização, que esteve pendente nos últimos dois anos devido a diferenças em relaçaõ ao custo, está pronto para ser assinado.
A França também espera a aprovação da Índia para o Maitri, míssil ar-superfície* (sic) de baixa altitude e reação rápida (Low-Level Quick Reaction Missile – LLQRM), que vem sendo desenvolvido em conjunto com a MBDA.
Já sobre o MiG-35 oferecido pela Rússia, a reportagem do FE coloca como facilidade, para o cumprimento dos requerimentos de contrapartidas industriais, o fato de já haver uma infraestrutura implantada do MiG-29, assim como uma nova fábrica para fabricar, sob licença, os motores RD-33 Série III. A venda do MiG-35 provavelmente estará na agenda de conversações, levando-se em consideração também que Índia e Rússia estão implementando diversos programas militares conjuntos, entre os mais importantes, a produção e modernização do míssil BrahMos e caças supersônicos de quinta geração.
FONTE: Financial Express FOTO: AP
*o texto original do Financial Express descreve o míssil como ar-superfície mas, na verdade, trata-se de um míssil superfície-ar (SAM).
VEJA TAMBÉM: