Acidente de Eurofighter na Espanha vitima piloto saudita, em treinamento
O Ministério da Defesa da Espanha informou nesta terça-feira, 24 de agosto, que um avião Eurofighter sofreu um acidente na Base Aérea de Morón, às 9h30 (horário local), quando realizava um voo de treinamento. A aeronave, de configuração biplace, era pilotada por um comandante instrutor da Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire) e por um tenente coronel da Força Aérea Real Saudita.
O acidente ocorreu poucos instantes após a decolagem, quando o avião se precipitou ao solo por causas desconhecidas. O piloto espanhol conseguiu ejetar antes da queda, e se encontra em boas condições, mas o militar saudita faleceu. Ainda segundo o informe do Ministério, membros da Comissão de Investigação Técnica de Acidentes de Aeronaves Militares (Comisión de Investigación Técnica de Accidentes de Aeronaves Militares – CITAAM) foram deslocados a Morón, encarregados de esclarecer as causas do acidente.
Segundo nota posterior da Força Aérea Espanhola, o nome do tenente coronel da Real Força Aérea Saudita eraAbdullah Al Zahrani, e a aeronave acidentada era da dotação da Ala 11. O treinamento do militar saudita em Morón (Sevilha) estava sendo realizado no contexto de um acordo firmado entre a Espanha e a Arábia Saudita, para formação de pilotos do país árabe no Eurofighter.
FONTES / FOTO (de arquivo): Ministério da Defesa da Espanha e Força Aérea Espanhola (Ejército del Aire)
VEJA TAMBÉM: