Militares das Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos, França e Uruguai estiveram reunidos, entre os dias 16 e 18 de agosto, no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), sediado na Base Aérea de Natal (BANT), participando da FPC (Final Planning Conference) da Operação Cruzeiro do Sul (CRUZEX). A operação ocorre no período de 28 de outubro a 19 de novembro deste ano na Região Nordeste.

Na abertura, houve a apresentação do Comandante da BANT, Tenente-Coronel Aviador Décio Dias Gomes, do Comandante do GITE, Tenente-Coronel Aviador Mauro Pazos Peralba, e do coordenador da CRUZEX, Coronel Aviador Paulo Eduardo Vasconcellos, do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR). Na sequência foram apresentados os brifins específicos.

A FPC tem o objetivo de finalizar a verificação de todas as necessidades pertinentes à CRUZEX V, que envolvem desde a estrutura, meios aéreos e terrestres, organização logística, bem como aspectos administrativos, jurídicos, até a divulgação para a mídia. Ao final da reunião, a ata foi assinada pelo Brigadeiro-do-Ar José Alberto de Mattos (Brasil); General de Aviação Luis Ili Salgado (Chile); Coronel Sergio Gonzalez (Uruguai); Coronel Alejandro Gabriel Amoros (Argentina); Tenente-Coronel Lefevre Jean-François (França) e Tenente-Coronel Brandtley A. Bond (EUA). FPC CRUZEX V

A CRUZEX, coordenada pelo COMGAR, envolverá três bases aéreas: Natal (BANT), Fortaleza (BAFZ) e Recife (BARF), e desdobramento na cidade de Mossoró-RN e Campina Grande-PB. Este ano a Operação contará com observadores da Bolívia, Equador, Canadá, Peru, Inglaterra, Colômbia e Paraguai.

O objetivo da Operação é a interação dos países na condução de operações aéreas de coalizão, utilizando o padrão OTAN de comando e controle. A BANT já sediou duas CRUZEX (II e IV), em 2004 e 2008.

FONTE: BANT

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz