Certificados de aeronavegabilidade do Armée de l’air: a vez do Caracal
O Armée de l’air (Força Aérea Francesa) informou nesta quinta-feira, 19 de agosto, que foi feita a primeira certificação de aeronavegabilidade (certification de navigabilité – CdN) de um helicóptero Caracal EC 725. O certificado, recebido em 17 de agosto, também foi o primeiro da frota de helicópteros da força. Segundo o informe, 85 aeronaves de asas rotativas do Armée de l’air (Caracal, Cougar, Super Puma, Puma e Fennec) deverão passar pelo mesmo trabalho de certificação.
Até que a aeronave receba o CdN, é necessário um longo trabalho de reconstituição do ciclo de vida da mesma, compreendendo origem, definição industrial inicial e evoluções técnicas à qual foi submetida, de forma a verificar se responde às normas específicas e se respeita as exigências de segurança de voo.
O exemplar certificado era, originariamente, um Cougar AS 532 que foi transformado em Caracal, em julho de 2005. O helicóptero foi submetido a diversos testes na Base Aérea de Cazaux, entre 2 e 6 de agosto, antes de receber seu CdN.
Para saber mais sobre o trabalho de certificação de aeronavegabilidade empreendido nas aeronaves do Armée de l’air, clique no primeiro link da lista abaixo. Para ver mais matérias sobre o emprego do Caracal naquela Força, e sobre a aquisição do EC 725 para as Forças Armadas brasileiras, clique nos demais links.
FONTE / FOTO: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)
VEJA TAMBÉM: