A Força Aérea da África do Sul (SAAF) celebrou o seu 90º aniversário no aeródromo de Swartkop Airfield, localidade onde está o museu da SAAF. O evento contou com a participação de várias aeronaves, incluindo o Saab Gripen e o BAE Hawk (na foto acima um Cheetah com pintura comemorativa).

No início da semana o comandante da SAAF, brigadeiro Carlo Gagiano, informou que a maior operação de defesa aérea executada pela SAAF ocorreu durante a realização dos jogos da Copa do Mundo de 2010. A SAAF empregou 2209 homens nas tarefas de defesa do espaço aéreo, vigilância, suprimento e apoio às tropas policiais.

O planejamento da operação, denominada “Kgwele” (bola na língua Setswana) começou em 2007. A SAAF voou um total de 2257 horas; realizou 347 patrulhas de combate e 51 interceptações e autorizou 64739 voos civis durante a Copa, além de participar de três operações navais.

FONTE/FOTO: Digital Journal

NOTA DO BLOG: conforme os números apresentados acima, um evento como a Copa do Mundo exige bastante de uma Força Aérea, incluindo recursos para operações não cotidianas. Estamos preparados para executar estas tarefas? Os recursos estarão disponíveis?

wpDiscuz