Israel aprova compra de 20 caças Lockheed Martin F-35
O Ministro da Defesa Ehud Barak aprovou a compra depois de dois anos de duras negociações envolvendo Israel, o Departamento de Defesa dos EUA e a Lockheed Martin
O Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, aprovou hoje a compra de 20 caças F-35 para a Força Aérea de Israel.
Os jatos, fabricados pela Lockheed Martin, deverão chegar a Israel por volta de 2015.
As negociações para a compra foram complicadas pela exigência da IAF de instalar aviônicos israelenses nas aeronaves e a recusa dos americanos em permitir as mudanças.
No final, o desejo da IAF de ser a primeira força aérea no Oriente Médio a usar o F-35 superou a exigência pela instalação de sistemas israelenses e foi acordada a compra de 20 caças F-35 sem os sistemas israelenses instalados.
Os americanos prometeram, entretando, que se Israel comprar mais F-35s, o que a IAF pretende fazer nos próximos anos, será possível instalar sistemas israelenses naquelas aeronaves.
“O F-35 é o avião de caça do futuro que vai permitir a Israel manter sua superioridade aérea e sua vantagem tecnológica na região”, disse Barak. “O F-35 dará à IAF melhores capacidades, próximas e distantes, para ajudar a reforçar a segurança nacional de Israel”.
O Lockheed Martin F-35 é um caça de quinta geração, monoplace, monomotor, com capacidade de ataque furtivo, que pode evadir-se dos radares e sistemas de mísseis antiaéreos.
FONTE: Haaretz.com