Omã: F-16 pode ‘passar a perna’ no Typhoon

70

A ‘quase certa’ venda de caças Eurofighter Typhoon para o sultanato de Omã, anunciada pelo Reino Unido em abril deste ano, pode estar com os dias contados. A agência DSCA do Pentágono acaba de anunciar uma eventual venda de 18 caças Lockheed F-16 Block 50/52 para aquele país do Oriente Médio. O negócio está estimado em 3,5 bilhões de dólares. ,

Até o momento não há nada definido, mas a notificação da agência norte-americana ao Senado já é um indício de que o acordo entre Omã e os europeus está longe de ser confirmado.

A Real Força Aérea de Omã (RFAO) já possui um esquadrão de caças F-16 recentemente adquiridos, cujos primeiros exemplares foram recebidos em 2005. A RFAO agora está em busca de uma aeronave que substitua os SEPECAT Jaguar, remanescentes de uma encomenda feita na década de 1970. No valor divulgado acima também estão incluídas as modernizações dos F-16 existentes para o mesmo padrão dos F-16 oferecidos agora.

É parte da política externa do governo Obama fortalecer o poder militar de seus aliados no Oriente Médio. Conforme noticiado ontem, os EUA estão fazendo um esforço bastante grande para vender novos F-15 à Arábia Saudita e é provável que outros estados aliados da região recebam mais ajuda.

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz