Força Aérea Russa e NORAD farão exercício conjunto
A Força Aérea da Federação Russa e o NORAD (North American Aerospace Defense Command) vão conduzir pela primeira vez um exercício de defesa aérea cooperativo.
As agências de controle aéreo civil da Rússia e a FAA (Federal Aviation Administration) também estarão envolvidas no exercício, juntamente com os centros de operações da Base Aérea de Elmendorf, no Alasca e Khabarovsk, na Rússia.
O exercício, batizado de “Vigilant Eagle”, ocorrerá de 8 a 11 de agosto, envolvendo pessoal dos EUA, Rússia e Canadá, que operam os centros de comando na Rússia e nos EUA.
Este exercício foi autorizado sob um acordo militar cooperativo assinado entre os presidentes da Federação Russa e dos Estados Unidos da América. O acordo incumbe o NORAD, comando binacional americano e canadense, e a Força Aérea Russa a conduzir um exercício de voo real por cinco dias.
O treinamento vai consistir de dois voos: um originando no Alasca e voando para o Extremo Oriente e outro partindo do Extremo Oriente e indo para o Alasca. Ambos os voos seguirão a mesma rota.
A premissa básica é que um avião comercial americano, num voo internacional (Fencing 1220), foi tomado por terroristas. A aeronave não vai responder a comunicações. O cenário do exercício criará uma situação que vai requerer que a Força Aérea Russa e o NORAD lancem ou desviem caças para investigar e seguir o Fencing 1220. O exercício focará no rastreamento e transferência da aeronave monitorada (Fencing 1220) entre os caças das nações participantes.
Aeronaves AWACS (E-3B and A-50) da Rússia e dos EUA estarão envolvidas na operação, além de caças a aviões-tanque de ambos os países.
O exercício combinado visa desenvolver a cooperação entre a Federação Russa e o NORAD na prevenção contra possíveis ameaças terroristas. O exercício provê a oportunidade para cooperativamente detectar, rastrear, identificar, interceptar e seguir uma aeronave através das fronteiras internacionais.
FONTE: USAF