Política de Obama facilita encomenda de mais F-15 para a Arábia Saudita
A Arábia Saudita é uma das nações que pode beneficiar-se da política de defesa da administração Obama para o Oriente Médio. A atual administração dos EUA busca formas de melhorar as capacidades militares dos seus aliados naquela região.
Segundo informado pelo noticiário do Jane’s, existem negociações para fornecer à Real Força Aérea da Arábia Saudita 84 novos F-15 (possivelmente da versão ‘Silent Eagle’), além da atualização de outros 72 exemplares mais antigos pertencentes ao país.
Estima-se que a Arábia Saudita tenha atualmente aproximadamente 160 caças F-15 (todos os modelos). Caso ocorra a confirmação desta compra, o total subirá para mais de 240 aeronaves, colocando o país à frente do Japão (que conta com pouco mais de 200 exemplares) e tornando-se o segundo maior operador de F-15 no mundo, perdendo apenas para a própria USAF (que tem mais de 600 F-15). Mas também existe a possibilidade de um determinado número de células mais antigas, e que não forem modernizadas, serem substituídas parcialmente pelos novos Eurofighter Typhoon.
LEIA TAMBÉM: