Fotos feitas no dia 20 de julho, nas comemorações dos 200 anos da Independência da Colômbia.

Em 1989, um acordo entre a Colômbia e Israel resultou na aquisição de 12 jatos ex-IAF Kfir C.2 e um TC.2, que foram entregues às Força Aérea Colombiana em 1989-1990. Os aviões foram utilizados largamente em operações de ataque ao solo contra terroristas colombianos.

Em fevereiro de 2008, a Colômbia assinou um novo acordo com Israel, para aquisição de 24 jatos adicionais Kfir. Estima-se que estas aeronaves são do modelo C.10.

Em junho de 2009, a IAI entregou o primeiro lote de Kfir modernizados, como parte de um contrato de US$ 150 milhões para a atualização de toda a frota de Kfir, no padrão C.10 e C.12.

O Kfir é uma cópia israelense não licenciada do Dassault Mirage 5, com muitas melhorias, aviônica israelense e motor americano General Electric J79. O Kfir chegou a ser usado como Aggressor pela Marinha dos EUA e Fuzileiros, de 1985 a 1989.

Por causa do motor americano, toda venda de Kfir tem que ter aprovação dos EUA. O jato foi exportado para a Colômbia, Equador e Sri Lanka. O Brasil quase comprou o jato também como “caça-tampão” quando os Mirage III foram desativados.

Há quem diga que eles seriam uma solução muito melhor que os Mirage 2000C que foram comprados da França.

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