A Força Aérea Tcheca realizou a operação Báltico com 75 militares, policiando os céus da Estônia, Látvia e Lituânia, operando 4 caças Gripen em Quick Reaction Alert (QRA) de 24/7 por 4 meses. Durante a campanha, a Força Aérea Tcheca teve que realizar 8 interceptações reais com “Alpha Scrambles”.

Sete das interceptações foram iniciadas por aeronaves militares russas em espaço aéreo internacional, mas com operação de transponder duvidosa ou falta de comunicação com o controle de tráfego aéreo.

Ao todo, a campanha foi muito bem sucedida com os quatro Gripen totalizando 404h de voo em 336 sortidas. Esta marca excedeu as 290h programadas, provando a alta confiabilidade e flexibilidade inerente do caça Gripen.

Segundo o general brigadeiro Bohuslav Dvorak, diretor da Divisão de Desenvolvimento da Força Aérea Tcheca, “como usuários estamos absolutamente satisfeitos com a aeronave”.

Nas fotos, o Gripen tcheco que bateu a marca de 10.000h de voo da frota de Gripen do país (primeiro cliente de exportação do modelo a alcançar essa marca).

wpDiscuz