F-15SE avança sobre o F-35
Há mais de uma ano, a Boeing, fabricante do F-15, tem oferecido uma aeronave furtiva chamada F-15SE (Silent Eagle). O mercado alvo é o das nações que querem tecnologia “stealth”, mas não querem pagar o alto preço do F-35 (lembrando que Boeing e Lockheed Martin são concorrentes).
O F-15SE é um F-15E com eletrônica melhor (radar e contramedidas) e uma célula ajustada para ser difícil de ser detectada por radar. A CWB (Conformal Weapons Bay) carregada nos lados do corpo da aeronave contém duas baias de armamentos.
Cada baia pode levar dois mísseis ar-ar BVR ou pequenas bombas SDB (Small Diameter Bombs). Cada um dos quatro pontos na CWD pode levar duas pequenas SDB.
Enquanto não é tão furtivo quanto o F-22, diz-se que o F-15SE é tão furtivo quanto o F-35, que custa 40% mais.
Outra opção é reconstruir os F-15E existentes para os padrões F-15SE, pela metade do preço de um novo F-15SE.
A Boeing demonstrou a furtividade da aeronave a clientes potenciais e o F-15SE, de fato, tornou-se muito mais difícil de ser detectado.
Alguns clientes estrangeiros manifestaram interesse no F-15SE, especialmente porque os custos do F-35 continuam subindo, sem fim à vista para os aumentos.
FONTE: StrategyPage
SAIBA MAIS:
- O desempenho do F-35 no combate aéreo
- Perspectivas do ‘Silent Eagle’
- Boeing abandonou as caudas inclinadas no F-15SE ‘Silent Eagle’
- F-15 Silent Eagle completou os testes de RCS
- Silent Eagle – solução de ‘baixo custo’ para o século XXI
- Silent Eagle: o F-15 stealth
- A vantagem das aeronaves ‘stealth’ em operações de bombardeio
- Um pouco sobre Seção Reta Radar (RCS) e tecnologia “Stealth”