Su-35: até o fim do ano, entrega para a Rússia e contrato para a Líbia
Segundo a Aviation Week o CEO da Sukhoi, Mikhail Pogosyan, confirmou durante o evento aeronáutico de Farnborough que a Força Aérea Russa começará a receber seus primeiros caças Su-35S antes do final de 2010.
Segundo executivos da Sukhoi, a assinatura radar da aeronave foi reduzida com o uso de materiais absorventes, assim como pela redução de sensores protuberantes. Testes preliminares com o Su-35 já foram concluídos, com 270 voos (totalizando 350 horas de voo) de duas aeronaves (uma terceira foi perdida em um incêndio durante provas de solo).
Ainda segundo Pogosyan, durante os testes o radar NIIP Tikhomirov Irbis mostrou um alcance máximo de detecção, para alvos aéreos, de 400 km. Já o sensor infravermelho detectou e simultaneamente acompanhou diversos alvos em alcances superiores a 80 km. Os projetistas da aeronave afirmaram que a vida útil das turbinas NPO Saturn 117S é de 4.000 horas. Já a célula é planejada para 6.000 horas de voo, em 30 anos de serviço. Pilotos da Foraça Aérea Russa já estão participando do programa conjunto de avaliação.
A encomenda russa é de 48 Su-35S para entrega até 2015. Um segundo lote com a mesma quantidade é esperado para a segunda metade da década. O Su-35S cobrirá a lacuna até a entrada em serviço do caça de quinta geração russo, o T-50 PAK FA. Pogosyan afirmou que o T-50 deverá fazer sua primeira apresentação pública no Show Aéreo de Moscou, em Agosto.
Su-35 para a Líbia
Segundo Alexander Mikheev, da Rosoboronexport, a Líbia deverá ser o lançador do Su-35 para exportação. Foi confirmado pela agência russa de exportação de armamento que o contrato para um número não revelado de aeronaves, para a Líbia, deverá ser assinado neste ano.
FONTE: Aviation Week
VEJA TAMBÉM: