Próxima a decisão sobre o ‘chamariz’ que equipará o Gripen NG

5

FARNBOROUGH – A Saab vai continuar ao longo da estrada para a plena definição – e em breve tomará a importante decisão – sobre o fornecedor da suíte de auto-defesa do seu caça “Next Generation” (NG).

O Gripen NG terá um Chamariz Rebocado* de fibra ótica como um subsistema de base para ajudar a derrotar as ameaças de mísseis guiados por radar. O Chamariz Rebocado é apenas uma opção no modelo atual, mas a escolha do fornecedor está pendente para o subsistema no NG, disse Eddy de la Motte, executivo do programa Gripen International.

Enquanto isso, a Saab está experimentando diferentes conceitos de cockpit com os quais a instalação dos aviônicos deve se fazer parecer. É esperado que esse processo também seja finalizado em breve. Tendo completado dois períodos experimentais com o Gripen NG Demonstrator, a aeronave vai agora entrar em um período de resguardo para ser modificada em um ensaio aviônico. É esperado que o avião torne a voar no próximo ano, disse de la Motte. O demonstrador tem até agora 175 horas de vôo registradas.

Por outro lado, os executivos da Gripen estão mantendo uma vigilância apertada no mercado internacional, onde estão monitorando 17 países em busca de potenciais oportunidades de vendas. Espera-se que mais algumas oportunidades surjam ainda esse ano.

Mas a concorrência continua aquecida, com eventuais novos operadores, como o sino-paquistanes JF-17. Executivos da Gripen dizem não ter visto nenhum impacto do aparecimento do JF-17 na cena ainda. No entanto, um funcionário da empresa reconhece que “nós temos que ver o JF-17 também.”

FONTE: Aviation Week / TRADUÇÃO: Vader

* N.T.: “Towed Decoy”, no original.

wpDiscuz