KC-390 avança, F-X2 não
Farnborough – O governo brasileiro não vai tomar uma decisão sobre o concurso de caça F-X2 antes das eleições presidenciais no país no segundo semestre, prevê o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro Saito. Ele indica que uma decisão pode ter sido tomada, mas será repassada pelo presidente Lula para seu sucessor. Saito não disse qual aeronave prefere.
Enquanto isso, a Força Aérea Brasileira fez um compromisso de aquisição inicial do transportador militar Embraer KC-390, com o objetivo de entregar as aeronaves a partir de 2016.
O contrato formal deve ser assinado nos próximos dois anos, diz o CEO da Embraer Frederico Curado. Obter agora o acordo inicial com a Força Aérea Brasileira ajuda a Embraer em suas discussões para trazer outros países e potenciais parceiros para bordo do programa.
O vice-presidente da Embraer para as atividades militares, Orlando Netto, diz que os estudos de concepção até agora realizados indicam que a capacidade máxima de carga aumentou de 19 toneladas métricas para 23, com uma autonomia de 1.400 milhas náuticas.
FONTE: Aviation Week / Tradução: Vader