Em informe de 20 de julho divulgado no evento aéreo internacional de Farnborough, Inglaterra, a Lockheed Martin noticiou que foi completada, recentemente, a montagem da 200ª aeronave de transporte C-130J ‘Super Hercules’. Trata-se do segundo HC-130J do Comando de Combate Aéreo da Força Aérea dos EUA (U.S. Air Force’s Air Combat Command).

Segundo Ross Reynolds, vice-presidente da Lockheed Martin para os programas C-130, “o excelente alcance e carga paga do C-130, em condições de elevada altitude e clima quente tornam o avião um dos preferidos entre as forças terrestres. Não é uma promessa distante ou uma ideia, é um avião de transporte comprovado em combate, confiável, acessível e que pode atender às crescentes necessidades de mobilidade aérea hoje. O C-130J ainda aponta para novos horizontes em termos de projetos e temos ainda mais nas pranchetas.”

Outros marcos atingidos recentemente foram a celebração, no Canadá, do 50º aniversário de recebimento da primeira aeronave C-130. E, em junho deste ano, o Canadá recebeu seu primeiro CC-130J, de uma frota que deverá chegar a 17 unidades.

Competição com o KC-390 da Embraer

Nesta quarta-feira, 21 de julho, o executivo da Lockheed Martin confirmou ao site Flight International que considera o KC-390 um competidor do C-130J: “Claro que vemos o KC-390 como um competidor. Mas a questão chave que a Embraer deve responder é o quanto seu avião é realmente capaz. Nós ainda não sabemos. O C-130J pode operar em pistas de terra, por exemplo (“go into dirt”). Ainda se está por determinar se o KC-390 pode fazer isso, e são capacidades como essa que fazem o C-130J se sobressair”, disse Ross Reynolds.

O executivo afirmou que a Lockheed espera uma boa demanda para o C-130J nos próximos anos. Os pedidos atuais são de 99 aeronaves, mas ele diz que, provavelmente, haverá novas encomendas de clientes existentes e novos: “Acreditamos que deverá haver mais 150 encomendas dos EUA e outras 100 internacionais nos próximos 10 anos. A Força Aérea, o Corpo de Fuzileiros Navais, a Marinha, a Guarda Costeira e o Serviço Florestal dos EUA são clientes potenciais, enquanto que, internacionalmente, estamos interessados no Oriente Médio, África e Sudeste Asiático.

FONTES Lockheed Martin e Flightglobal (colaborou: Justin Case)

FOTOS: Lockheed Martin

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