Mais informações sobre os cortes no orçamento militar do Reino Unido
Dentre os programas em análise está o do Eurofighter Typhoon. Existem encomendas para 160 caças no momento e um lote adicional de 48 unidades pode ser cancelado. Já o programa A400M, que foi recentemente reduzido de 25 para 22 aviões, pode não sofrer novos cortes uma vez que a RAF necessita dos mesmos em caráter emergencial.
O caso do JSF e muito mais delicado. Seu futuro depende das decisões tomadas em reação aos dois porta-aviões encomendados. Uma das opções seria o cancelamento de um deles, mas 40% dos contratos para a construção de ambos já foram firmados.
Existe uma opção muito mais radical que seria a substituição do F-35 por outra aeronave. Neste caso, a possibilidade da aquisção de Rafale para a Royal Navy não foi descartada. Esta opção foi declarada por alguns analistas, sendo que o caça francês é mais barato que o F-35. Mas o Rafale compete ferozmente com o Eurofighter no mercado internacional. Até mesmo uma modernização dos jatos V/STOL Harrier pode ser adotada no lugar dessas opções.
Com informações da Reuters
LEIA TAMBÉM: