A Gripen International informou nesta quinta-feira, 15 de julho, que o Gripen NG Demo será exibido ao público pela primeira vez fora da Suécia. A exibição será no Royal International Air Tattoo (RIAT) que acontecerá em Fairford, no Reino Unido, entre 17 e 18 de julho, e também na semana seguinte, no Farnborough International Airshow. O caça chegará a Farnborough na segunda-feira, 19 de julho, e estará em exposição estática até a sexta-feira, dia 23.

Sobre o desenvolvimento do Gripen NG Demo, Lennart Sindahl, Vice President Senior da Saab AB e chefe da área de negócios aeronáuticos, informou que “o extensivo programa de testes com a aeronave continua com sucesso e de acordo com os planos na unidade da Saab em Linköping, na Suécia. Isso nos dá a oportunidade única de trazer a aeronave ao Reino Unido durante os feriados de verão da Suécia.”

A única vez que o Gripen NG Demo esteve fora da Suécia foi em maio deste ano, quando voou para a Índia, onde realizou avaliações conduzidas pela Força Aérea Indiana. Essa fase de exigentes testes incluiu operações na Base Aérea de Leh, situada a 3.300 metros acima do nível do mar. Na ocasião, a aeronave realizou seu 150º voo e, até o momento, já ultrapassou a marca de 175 voos bem sucedidos, segundo o informe da Gripen International.

O informe também destaca que o Programa Gripen NG oferece uma estrutura de sistemas aviônicos completamente nova, que garantirá mais de 100% de capacidade reserva de computação e 30% de capacidade reserva em todos os outros sistemas da aeronave. A nova estrutura também facilita e melhora o custo-benefício da incorporação de novas funcionalidades, assim como a integração de novo hardware, para que o Gripen mantenha sua capacidade ao longo do tempo de serviço.

Atualmente estão sendo testados todos os sistemas táticos, como o radar AESA e o novo sistema de comunicação.

Mattias Bergström, gerente de projeto do Demonstrador Gripen NG, complementa: “O programa de teste é bastante extensivo. Finalizamos e verificamos com sucesso os testes de voo do sistema eletro-óptico de aviso de aproximação de mísseis (Missile Approach Warning System – MAWS) e o novo sistema de combustível com os tanques internos de maior capacidade.”

Os resultados do Programa ‘Gripen NG Demonstrator’ serão usados tanto em versões existentes quanto novas do Gripen, especificamente adaptadas às necessidades de clientes específicos, seja na Suécia ou para exportação.

O Governo Sueco, a Saab e algumas das empresas aeroespaciais líderes no mundo estabeleceram uma parceria para apoiar e financiar o programa ‘Gripen NG Demonstrator’, cujo objetivo é demonstrar uma gama de tecnologias futuras e capacidades para assegurar que o Gripen mantenha-se na vanguarda do desempenho e da capacidade dos aviões de caça, para muito além de 2040.

FONTE / FOTO DE BAIXO: Gripen International

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz