Segundo informe da USAF (Força Aérea dos EUA) de 9 de julho, os jatos supersônicos de treinamento T-38 ‘Talon’ estão recebendo novos assentos ejetáveis. Representantes da Martin-Baker Aircraft Co. Inc. estão nos estágios iniciais de instalação de novos assentos nos T-38C da Base Aérea de Randolph, após completarem o mesmo projeto na Base Aérea de Laughlin. No total, cinco instalações do Comando de Educação e Treinamento Aéreo (Air Education and Training Command) deverão receber o upgrade nos ‘Talon’.

O objetivo principal da substituição é oferecer mais segurança para as situações onde a maioria das ejeções ocorre – o assento antigo tem menos capacidade justamente no regime de baixa altitude e baixa velocidade. Assim, os T-38 estão sendo equipados com um assento ejetável do tipo zero-zero, permitindo ejeções a zero altitude e zero velocidade (ou seja, até diretamente do chão com a aeronave parada, se necessário).

Nesse sistema, o intervalo entre a ejeção do assento e a abertura do paraquedas, que era de alguns segundos, torna-se praticamente instantâneo, com explosivos liberando o paraquedas. Este também não precisa mais ser carregado para a aeronave, pois passa a fazer parte do assento, acondicionado num conteiner especial  – a única necessidade para o piloto é o uso de um cinto de cinco pontos que deve ser preso ao assento.

Outra vantagem do novo sistema, para uma aeronave biposta como o T-38, é o sequenciamento entre as ejeções dos assentos, diminuindo a possibilidade de colisão dos tripulantes após a ejeção – o posto traseiro sempre sai primeiro, não importando qual tripulante fez o acionamento. Além disso, o assento traseiro é lançado apontando para a parte traseira e direita da aeronave, enquanto que o dianteiro aponta para a parte frontal e esquerda do avião.

Por fim, outra vantagem do novo assento, segundo o informe da USAF, é a sua capacidade de acomodar melhor os pilotos de baixa estatura, especialmente mulheres. Enquanto o modelo antigo acomodava bem 58 % dos pilotos do sexo feminino, o novo aumenta essa proporção para 87%.

Sobre o T-38:

Recentemente, o modelo completou 50 anos de serviço na USAF (veja link abaixo). O primeiro voo foi em 1959 e, desde então, mais de 1.100 exemplares foram entregues à USAF entre os anos de 1961 e 1972. Ou seja, o último modelo de produção está prestes a fazer 40 anos.

Devido à sua longevidade, além de outras prioridades que não a sua substituição imediata, um programa denominado Pacer Classic foi lançado para integrar diversas modificações essenciais, incluindo grandes substituições estruturais, num só processo. Em 2001 começaram a ser entregues modelos T-38C com aviônica atualizada e as aeronaves também deverão sofrer uma modernização em suas turbinas, substituindo componentes importantes para aumentar a confiabilidade e a facilidade de manutenção.

Com as diversas modificações, espera-se que a frota de T-38 possa operar até 2020, e fabricantes de jatos de treinamento já apostam suas fichas para substituir esse clássico (veja links mais abaixo). Atualmente, o ‘Talon’ prepara pilotos para voar aviões de combate como o F-15E Strike Eagle, F-15C Eagle, F-16 Fighting Falcon, B-1B Lancer, A-10 Thunderbolt e F-22 Raptor.

FONTE / FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA)

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