Aloha, Raptors
No dia 9 de julho, foi apresentado o caça que está substituindo os F-15 Eagle na Base de Hickam, no Hawaii: nada menos que o F-22 Raptor. Para uma grande quantidade de espectadores no solo, um Raptor fez evoluções sobre a base, marcando o evento.
O F-22 passa a equipar o 199th FS, 154th Wing (199º Esquadrão de Caça, da 154ª Ala), que também é a primeira unidade da Guarda Aérea Nacional a ser equipada com esse caça furtivo de 5ª geração.
Segundo a Lockheed Martin, fabricante do F-22, o evento também marca uma parceria entre a Hawaii ANG (Guarda Aérea Nacional do Hawaii) e uma unidade ativas da Força Aérea para voar o caça. Isso porque o 19th FS, 15th Wing (19º Esquadrão de Caça) também voará o caça a partir da Base Aérea de Hickam. Uma combinação de pessoal da Hawaii ANG e militares da ativa manterão a frota de Raptors da base, que deverá chegar a 20 caças.
Ainda segundo a Lockheed Martin, os F-22 Raptors servem hoje em sete bases dos EUA. Os voos de teste são realizados em Edwards, na Califórnia. O desenvolvimento de táticas operacionais é feito em Nellis, no estado de Nevada. O treinamento de pilotos é realizado em Tyndall, na Flórida. Já os esquadrões de emprego operacional de F-22 estão baseados em Langley (Virgínia), Elmendorf (Alasca) Holloman (Novo México) e Hickam (Hawaii).
FONTES / FOTOS: USAF (Força Aérea dos EUA) e Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM:
- F-22 e F-35, os caças de 5a. geração
- Segundo Gates, fim da produção do F-22 não afetará domínio aéreo dos EUA
- EUA reforçam presença no Pacífico com envio de caças ao Japão
- Mais fotos dos Raptors no Alasca
- F-22 em Okinawa
- F-22 chegam a Guam
- Congresso americano dá sobrevida ao F-22
- Produção do F-22 ganha fôlego
- Queda do F-22: piloto foi culpado
- Sobre a superação de expectativas do F-22 no Oriente Médio
- USAF pode ter problemas na defesa aérea devido ao envelhecimento de seus caças
- F-15C com radar AESA vão proteger F-22