Voa o demonstrador do F-15 ‘Silent Eagle’
A Boeing informou nesta sexta-feira, 9 de julho, que seu demonstrador de voo do ‘Silent Eagle’, a aeronave F-15E1, fez o seu primeiro voo em 8 de julho a partir do Lambert St. Louis International Airport. O teste durou 80 minutos, e o F-15 E1 abriu e fechou sua baia conformal de armamentos da esquerda, a qual estava equipada com um míssil AIM-120 instrumental de testes (Instrumented Test Vehicle – ITV), que não foi lançado.
Segundo a empresa, tudo correu conforme o planejado durante o voo e, nas próximas semanas, o F-15E1 deverá ser levado para um campo de provas para lançar um AIM-120.
O ‘Silent Eagle’ foi desenvolvido em resposta a requerimentos de clientes internacionais para um avião de combate custo-efetivo, de alta performance, e capaz de se defender de futuras ameaças. O avião, segundo a Boeing, oferece características únicas de aerodinâmica, aviônica e redução da Seção Reta Radar (RCS), e sua baia conformal de armamentos pode carregar diversos mísseis ar-ar e armas ar-solo.
FONTE / FOTOS: Boeing
NOTA DO BLOG: os leitores interessados em discutir questões semânticas (ou mesmo históricas e técnicas) a respeito do termo “demonstrador”, podem utilizar para esse fim o espaço dos comentários desta matéria do voo do demonstrador do ‘Silent Eagle’ e, assim, aliviar um pouco desse assunto repetitivo as matérias sobre o Gripen Demo NG. Mas preferimos que tratem de outros assuntos mais interessantes a respeito dessa nova versão do F-15.
VEJA TAMBÉM:
- Perspectivas do ‘Silent Eagle’
- Boeing abandonou as caudas inclinadas no F-15SE ‘Silent Eagle’
- F-15 Silent Eagle completou os testes de RCS
- Silent Eagle – solução de ‘baixo custo’ para o século XXI
- A vantagem das aeronaves ‘stealth’ em operações de bombardeio
- Um pouco sobre Seção Reta Radar (RCS) e tecnologia “Stealth”
- Silent Eagle: o F-15 stealth
- Modernização do radar do F-15E ganha nome: AN/APG-82(v)1
- F-15C da Guarda Aérea Nacional dos EUA é modernizado com radar AESA