Por ordem alfabética, comecemos com a proposta da Boeing:

A Boeing informou a entrega nesta sexta-feira, 9 de julho, de sua proposta para o programa KC-X da USAF (Força Aérea dos EUA) para um novo avião-tanque. Denominado pela empresa como NewGen Tanker, o avião é baseado no Boeing 767 e tem como objetivo substituir 179 dos 400 aviões-tanque KC-135 da USAF. 

Segundo a Boeing, a proposta tem 8.000 páginas e satisfaz a todos os 372 requerimentos mandatórios da USAF, com destaque em oferecer capacidade, sobrevivência e prontidão pelo menor custo para o contribuinte norte-americano, principalmente no que se refere a custos de operação.

A empresa também destacou, no seu informe sobre a entrega da proposta, que tem mais de 60 anos de experiência no desenvolvimento, construção e apoio de aviões-tanque para as Forças Armadas dos EUA.

Ao mesmo tempo em que é baseado em um avião comercial bastante provado, o 767, o NewGen Tanker incorpora, segundo a Boeing, tecnologias avançadas para atender a requerimentos futuros, o que inclui uma filosofia de projeto do cockpit e displays eletrônicos do Boeing 787 Dreamliner.

A empresa calcula que sua proposta representa uma economia, ao longo de 40 anos de serviço, de mais de 10 bilhões de dólares apenas em custos de combustível, em comparação com o concorrente da EADS. Quanto a custos de manutenção, a Boeing estima que seu produto oferece uma economia de 15 a 20% em relação a seu concorrente. Por fim, a Boeing afirma que seu avião-tanque responderá por 50.000 empregos nos EUA, contando com 800 fornecedores em 40 estados.

Outros países que contrataram derivados do 767 para a missão de reabastecedores aéreos foram o Japão (quatro aeronaves entregues) e a Itália (em contrato).

Agora, um pouco sobre a proposta da EADS:

A EADS North America informou que submeteu sua proposta para o KC-X, programa do novo avião-tanque da USAF, na última quinta-feira, 8 de julho. O prazo final era esta sexta-feira, 9 de julho.

Como destaque do informe sobre a proposta de 8.800 páginas, está o número de 48.000 empregos de norte-americanos para a construção do KC-45, designação da versão para reabastecimento em voo do A330 para a concorrência da USAF.  Vale lembrar que o outro concorrente da disputa, a Boeing, vem insistindo justamente nos empregos que vai garantir em vários estados norte-americanos caso seu NewGen Tanker seja o vencedor, em seus releases divulgados nas últimas semanas (para ver um dos vários exemplos que estão no site da Boeing, clique aqui).

A EADS North America destacou também que seu avião é o único da competição que já está voando e realizando operações de reabastecimento em voo com vários tipos de aeronaves – com mais de 1.000 horas de contatos e reabastecimentos de aviões que incluem o F-16, o F-18, o E-3 AWACS e outros reabastecedores A330. Além disso, ressaltou que o KC-45 será montado em uma nova fábrica a ser construída em Mobile, no estado do Alabama, que também deverá produzir aviões comerciais da Airbus. A base de fornecedores norte-americanos para o avião deverá ser de mais de 200 empresas, incluindo:

  • EATON (bombas, válvulas e outros equipamentos de reabastecimento em voo)
  • GE Aviation (motores e sistemas)
  • Goodrich Corporation (sistemas variados)
  • Hamilton Sundstrand (geradores, turbinas e sistemas relacionados)
  • Honeywell (sistemas de comunicação,de navegação e outros componentes)
  • Moog Inc. (sistemas de controle de voo)
  • Parker Aerospace (receptáculos para reabastecimento, equipamentos do sistema hidráulico e de combustível)
  • Rockwell Collins (eletrônicos)
  • Triumph Aerostructures – Vought Aircraft Division (estruturas das asas)

Baseado no A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport – transporte e avião-tanque multitarefa), que já foi selecionado por quatro países em competições em que ganhou de aviões-tanque da Boeing, o KC-45, segundo a EADS, carrega mais combustível, carga e passageiros a distâncias maiores que o seu competidor. 

FONTES / FOTOS: Boeing (site do programa NewGen Tanker) e EADS (site do programa KC-45)

NOTA DO BLOG: vale a pena visitar os dois sites acima e se divertir acompanhando a guerra de palavras e números das duas empresas. A competição pelo KC-X vem se arrastando no tempo e acumulando controvérsias, incluindo uma típica situação de “ganhou mas não levou” para a EADS. Enquanto isso, a frota de reabastecedores da USAF envelhece a olhos vistos. Para saber mais a respeito, clique nos links abaixo.

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