MMRCA: ‘short list’ deve demorar um mês

35

Apesar das especulações a respeito da competição para o programa “Aeronave de Combate Média Multitarefa” (Medium Multi-Role Combat Aircraft – MMRCA), de 11 bilhões de dólares, podem ser necessárias pelo menos mais quatro semanas para a lista ser finalizada.

A equipe técnica da Força Aérea da Índia (Indian Air Force – IAF) ainda está realizando o processo para finalizar os relatórios dos ensaios, fontes no Ministério da Defesa informaram ao Financial Express (FE).
“O Relatório da avaliação técnica analisa os ensaios de campo, durante os quais os seis competidores estrangeiros no páreo foram testados por pilotos da Força Aérea Indiana, tanto na Índia como no exterior, sob diferentes condições climáticas”.

“Nós ainda temos um longo caminho a percorrer antes de listarmos os caças que desempenharam bem durante os ensaios. Não há data determinada para serem divulgados os resultados dos ensaios. Tudo o que está sendo publicado é especulação, e serão necessárias várias semanas para a apresentação do relatório completo”, disse uma fonte.

Mudanças recentes nos requisitos da Índia estão alterando o posicionamento relativo entre os competidores. Considerações geopolíticas também terão importância crucial, pois a maioria das opções consideradas tem possibilidade de incrementar as relações com um importante aliado potencial.

O que (Programa) começou como uma competição de caças leves para substituir a decrescente frota de interceptadores MiG-21 agora está dividido em (aeronaves de) duas categorias. O contrato para os caças, no valor de bilhões de dólares, é uma competição entre os caças americanos F/A-18 ‘Super Hornet’ (Boeing) e F-16 ‘Falcon’ (Lockheed Martin), o sueco Gripen (Saab), o francês Rafale (Dassault), o russo MiG-35 (United Aircraft Corporation) e o Eurofighter Typhoon (consórcio de empresas do Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália). A Índia deve estender sua competição por um ano, pois os ensaios em voo dos competidores não pôde ser completado em maio, como inicialmente planejado. Consequentemente, a validade de dois anos para as ofertas expirou e o Ministério da Defesa solicitou aos fabricantes que apresentassem ofertas válidas por mais um ano.

Os ensaios em vôo foram realizados em três localidades-chave: próxima a Leh, no Himalaia; uma base no deserto, em Rajasthan; e no clima tropical de Bangalore.

A Lockheed Martin (F-16 Block 60+) e a Boeing (F/A-18 E/F Super Hornet) disseram que modificaram suas ofertas comerciais; a sueca Saab (JAS-39NG) estendeu a validade de sua oferta sem modificações; enquanto que a Dassault (Rafale), a EADS (Eurofighter) e a RAC-MiG (MiG-35) não apresentaram compromisso público em uma ou outra direção. Apesar de um ano de atraso poder causar aumento de custos, isto proporcionará aos competidores, por outro lado, mais tempo para aprofundar a parceria com os indianos e revisar essas informações em suas ofertas.

FONTE: The Financial Express

TRADUÇÃO: ‘Justin Case’

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

wpDiscuz