Rafale em configuração de peso-pesado
As fotos acima e abaixo, que estão no número 14 da revista Fox Three (publicada pela Dassault para divulgação do Rafale) e no site da MBDA, mostram a aeronave em uma configuração “peso-pesado”, para ataques a longas distâncias (embora o fabricante não explicite, na matéria, o valor exato desse alcance – mas vale a pena ver algumas projeções possíveis para ataques a longa distância no primeiro link ao final desta matéria do Poder Aéreo).
O que a Dassault deixa claro em sua revista é que a aeronave pode carregar, no total, mais de 15 mil quilos divididos entre armas e combustível externos e combustível interno (destacando que a capacidade interna de combustível da versão monoposta é de 4.700 kg). A Dassault compara esse número favoravelmente ao peso vazio da aeronave, que é inferior a 10 toneladas.
Nas fotos, a configuração para ataques a alvos de grande valor e bem defendidos, a grandes distâncias: dois mísseis de cruzeiro Scalp, quatro mísseis ar-ar Mica e três tanques externos de combustível de 2.000 litros de capacidade cada (cuja aerodinâmica é indicada para voo subsônico). Segundo a revista, o Scalp pode ser disparado pelo Rafale a altitudes muito baixas, aproveitando o modo de acompanhamento do terreno da aeronave para evitar detecção.
FONTE / FOTOS: Dassault (Revista F0x Three número 14) e MBDA
VEJA TAMBÉM:
- Alcance do Rafale operando no Brasil
- De olho nos sensores do Rafale
- M88 ECO e TCO: sinalizando mais potência e custos menores para o Rafale
- Maior proteção para o Rafale
- Rafale F3: nos próximos dois anos, com ASMP-A, AM39 e Damoclés
- Apresentação da transferência de tecnologia da Dassault para o F-X2
- Entrevista com Edouard Guillaud, chefe do gabinete militar francês
- Detalhes relevantes do Rafale para o FX-2
- Rafale: destaques da cooperação e transferência tecnológica ao Brasil