Fontes do Ministério da Defesa indiano informaram que as avaliações técnicas do programa Medium Multi-Role Combat Aircraft (MMRCA), que busca um substituto para a envelhecida frota de caças MiG-21 da Força Aérea da Índia, já foram encerradas.

Durante a fase de testes, “que virtualmente está encerrada”, os seis caças que participam do programa – F/A-18 Super Hornet (Boeing), F-16 Falcon (Lockheed Martin), Gripen (Saab), Rafale (Dassault), MiG-35 (UAC) e Typhoon (consórcio Eurofighter) – foram avaliados por pilotos indianos no país (sob diferentes condições ambientais) e no exterior.

Agora o programa entrará em uma nova fase de análise de dados e término da confecção de relatório. “A Força Aérea da Índia deve encaminhar o relatório na próxima semana. Em seguida, será feita uma ‘short list’ englobando os caças que tiveram um bom desempenho nas avaliações ténicas”, informou a fonte.

Somente após a divulgação da ‘short list’ é que as propostas comerciais serão abertas, examinadas e comparadas. Pela primeira vez os custos relacionados ao emprego da aeronave ao longo de 40 anos (life-cycle costs) serão considerados, tomando-se como base 6.000 horas de voo.

Além do “life-cycle costs”, o custo de aquisição das aeronaves e a transferência de tecnologia (ToT) serão avaliados na proposta comercial. Cada ofertante deverá cumprir um mínimo de 50% de ‘offset’ do valor total do programa.

A Força Aérea da Índia possui uma certa pressa para concluir todo o processo, pois o número de esquadrões operacionais de caça vem caindo ao longo do tempo frente às necessidades da força.

Com informações do The Times of India

LEIA TAMBÉM:

wpDiscuz