Os dados reproduzidos abaixo apresentam a situação do Programa Rafale em 1996. Mesmo defasados pelo tempo, os números ainda são bastante interessantes e fornecem diversas informações.

Até abril de 1996 (data dos números apresentados) apenas um pequeno lote das versões Rafale M e Rafale B havia sido entregue. A produção estava suspensa e o governo francês negociava uma redução do preço das aeronaves (o início do ano seguinte o valor de flyaway foi reduzido em 10%). Nesta época todos os cálculos foram feitos considerando a aquisição de 294 aeronaves de todos os modelos, sendo 234 para a Força Aérea e 60 para a Marinha.

CUSTO* PORCENTAGEM
DESENVOLVIMENTO 48,62  (9,436) 24,0
INDUSTRIALIZAÇÃO 17,583 (3,412) 8,7
PRODUÇÃO PARA A FORÇA AÉREA** 76,25 (14,799) 37,7
PRODUÇÃO PARA A MARINHA*** 20,89 (4,054) 10,3
SOBRESSALENTES 37,812 (7,339) 18,7
SIMULADORES 1,215 (0,235) 0,6
TOTAL 202,37 (39,278) 100%

*Valores em bilhões de francos convertidos para dólar (informado em parênteses) conforme cotação de 1/7/1996; ** 234 aeronaves; *** 60 aeronaves

Do valor total do programa (39,27 bilhões de dólares – valores de 1996), um quarto foi gasto em pesquisas e desenvolvimento. Somente o processo de industriallização consumiu quase 9%, o que representa um valor bastante considerável.  A produção dos caças (segundo uma linha de montagem de 294 aparelhos) representa menos de 50% de todo o programa.

Dados mais atuais (2008) informam que o custo do programa Rafale está estimado em 39,6 milhões de euros e a encomenda total foi reduzida para 286 unidades.

FONTE DOS DADOS: Jane’s All the World Aircraft 2004-2005

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