Perspectivas do ‘Silent Eagle’
Duas notícias sobre a versão stealth do F-15 Eagle, o F-15SE, Silent Eagle.
A Arábia Saudita apresentou um pedido urgente para compra dos avançados caças F-15. O assunto seria discutido no encontro do Rei Abdullah com o Presidente Barack Obama.
Espera-se a assinatura de um acordo para a compra dos novos F-15, num negócio estimado em US$ 10 bilhões.
Autoridades disseram que a família real saudita quer 72 caças F-15, fabricados pela Boeing, entre eles a versão stealth.
O negócio incluiria o financiamento do desenvolvimento da versão SE do F-15, já que a USAF não está interessada no avião.
Foi dito também que Abdullah quer um negócio rápido, lembrando que poderá procurar a Europa para conseguir jatos avançados, em caso de demora. A Arábia Saudita estaria preocupada com o Irã, por isso a pressa.
Licença de exportação para a Coreia do Sul
A Boeing pediu uma licença de exportação para a Coréia do Sul sobre os detalhes sensíveis da versão furtiva do F-15E, que dentro de poucos meses fará seu primeiro vôo.
O governo dos EUA aprovou uma política de exportação no segundo trimestre para o F-15SE Silent Eagle, após a Boeing apresentar detalhes de sua seção reta radar (RCS), cerca de seis meses mais cedo, disse Brad Jones, diretor da Boeing para programas de desenvolvimento do F-15.
A política de exportação permite à Boeing solicitar uma licença de exportação para clientes específicos, com a Coreia do Sul como o primeiro na fila, disse Jones. O F-15SE está competindo contra o Lockheed Martin F-35 Joint Strike Fighter para um contrato na Coréia.
Entende-se que os coreanos poderão escolher entre o F-15SE e F-35, pois estão autorizados a comprar qualquer um deles. A Arábia Saudita, por outro lado, só exigiu o direito de comprar o F-15SE agora, mas está demorando para obter a licença.
FONTES: WorldTribune.com e FlightGlobal
NOTA DO PODER AÉREO: O F-15SE poderá tornar-se uma opção mais barata aos países que quiserem um caça stealth. Mas de qualquer maneira o desenvolvimento completo da versão ainda demanda tempo e dinheiro e alguém terá de financiá-lo.
É interessante notar que a RCS do avião tem que ser aprovada pelo Governo Americano.
SAIBA MAIS:
- Boeing abandonou as caudas inclinadas no F-15SE ‘Silent Eagle’
- F-15 Silent Eagle completou os testes de RCS
- Silent Eagle – solução de ‘baixo custo’ para o século XXI
- Silent Eagle: o F-15 stealth
- A vantagem das aeronaves ‘stealth’ em operações de bombardeio
- Um pouco sobre Seção Reta Radar (RCS) e tecnologia “Stealth”