Radar APG-81 demonstra suas capacidades no F-35
Primeiros testes do AN/APG-81 no BF-4, protótipo do F-35 equipado com sistemas completos de missão, demonstra capacidades de longo alcance
A Northrop Grumman informou nesta terça-feira, 22 de junho, que o novo radar AESA (active electronically scanned array – varredura eletrônica ativa) AN/APG-81, instalado em um protótipo do F-35, atendeu e superou metas de desempenho no acompanhamento de alvos a longa distância. Os testes fizeram parte das primeiras provas em voo do primeiro protótipo do F-35 equipado com sistemas completos de missão, o BF-4 (da versão B, de decolagem e pouso curtos / verticais – veja mais detalhes sobre as três versões da aeronaveno link “O F-35 e suas variantes”, na lista ao final desta matéria).
Segundo Jeff Leavitt, vice presidente de aviônicos de combate do setor de sistemas eletrônicos da empresa, “durante os testes em voo, o radar APG-81 atendeu e excedeu as expectativas de desempenho, acompanhando alvos a longa distância em todos os ângulos de aspecto, com estabilidade excelente. Estamos ansiosos para trabalhar, junto com a Lockheed Martin, na demonstração da alta resolução de abertura sintética e outras capacidades avançadas nos próximos voos de teste.”
O software Block 0.5 do radar, usado no recente voo de teste a bordo do F-35, incorpora 60% dos programas de radar a serem entregues, proporcionando capacidades importantes como busca e acompanhamento ar-ar de longa distância e modos de abertura sintética. Ainda segundo Leavitt, o AN/APG-81 detectou alvos aéreos antes dos radares das aeronaves “paquera” F-16 e F-18.
FONTE / FOTOS DO RADAR: Northrop Grumman
FOTO DO PROTÓTIPO BF-4 DO F-35B: Lockheed Martin
VEJA TAMBÉM: