Tudo o que você gostaria de saber (ou não) sobre o Gripen NG
Acabei de chegar ao Hotel e fiz o upload para que os leitores tenham acesso ao material que vai tirar todas as dúvidas com relação ao Gripen NG, o caça favorito da Força Aérea Brasileira para o F-X2.
Quem chamou até agora o Gripen de “gambiarra”, “avião que não existe”, “tem perna curta” etc, terá seus argumentos destruídos como demonstra a apresentação.
Pontos de destaque da Palestra:
- As tecnologias desenvolvidas para o NG poderão ser aplicadas às versões C/D caso os clientes queiram;
- O NG está servindo para desenvolver tecnologias para os aviões já existentes e para a versão E/F;
- O custo da hora de voo do Gripen na Suécia é de cerca de US$ 3.000,00. A hora de voo do NG está estimada abaixo de US$ 5.000;
- A performance do NG está melhor do que prevista;
- A Suécia não tem pressa em adquirir o NG, porque a Força Aérea pode operar os seus modelos atuais até 2015/2017. Mas a Suécia assumiu o compromisso de encomendar logo seus NG caso Índia e/ou Brasil comprem o avião;
- A Suécia pretende operar o Gripen até 2040;
- O Sea Gripen será desenvolvido caso Brasil e/ou Índia encomendem;
- A Força Aérea Sueca migrará para o NG de qualquer jeito porque o número de bases diminuiu com o fechamento de várias delas após o fim da Guerra Fria. Os atuais Gripen também têm “pernas curtas” para as 3 bases atuais;
- A Saab pode colocar outro motor no NG caso o cliente queira;
- Mas o cliente pode comprar adiantado peças para o F414 para “X” anos, para evitar “embargos”;
Clique nas imagens abaixo para ampliar os slides. Hoje à noite o editor do Poder Aéreo, Alexandre Galante, estará online no “Xat” para um bate-papo com os leitores. Até lá!