USAF afirma que envio de seis B-52 a Guam não tem relação com qualquer evento recente na região, tratando-se simplesmente de um rodízio.

Nas fotos divulgadas pela USAF (Força Aérea dos EUA) em 3 de junho, seis B-52H “Stratofortress” deixam no primeiro dia deste mês a Base Aérea de Minot, nos EUA, rumo à Base Aérea de Andersen, em Guam. Mais de 350 pessoas partiram também em direção àquela base, no Pacífico, entre pessoal de apoio e tripulantes.

Segundo a USAF, as aeronaves operarão desdobradas a partir de Guam por seis meses, na contínua rotação da força de bombardeiros que garante uma presença contínua na região (continuous bomber presence mission), para dissuasão de possíveis agressores aos EUA e seus aliados.

Os seis B-52H são da 5ª Ala de Bombardeiros, que compreende os esquadrões 23 e 69. O 23º esquadrão de Bombardeiros (23rd BS) se incumbirá dos primeiros três meses. A presença contínua de bombardeiros vem se desenrolando desde março de 2004, com os três modelos em operação na USAF: o B-52, o B-1 (Lancer) e o B-2 (Spirit), rotacionando continuamente os esquadrões e aeronaves (veja links abaixo para outras matérias a respeito de bombardeiros da USAF em Guam)

FONTE / FOTOS: USAF

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz