AMX no Afeganistão: 4 aeronaves, 400 surtidas e 1.000 horas
A Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare) informou, no último dia 28 de maio, que as quatro aeronaves de combate AMX que operam no Afeganistão acumularam mais de 400 surtidas e 1.000 horas de voo. O marco foi obtido no dois dias antes, em 26 de maio.
As quatro aeronaves operam no Afeganistão desde 7 de novembro de 2009, como parte da ISAF (International Security Assistance Force – Força Internacional de Assistência à Segurança). Os AMX italianos, integrando o Task Group (Grupo Tarefa) ‘Black Cats’ da JATF (Joint Air Task Force – Força Tarefa Aérea Conjunta), são empregados principalmente em missões de reconhecimento aéreo, em apoio à inteligência e vigilância do Comando Regional Oeste.
O Grupo Tarefa ‘Black Cats’ é composto de pessoal proveniente do 51° Stormo de Istrana, do 32° Stormo de Amendola e do 3° Reparto Manutenzione Velivoli (RMV) de Treviso. Segundo o informe da Força Aérea Italiana, a disponibilidade da linha de voo vem sendo mantida próxima a 100%, graças ao esforço diário das equipes técnicas, no sacrificante ambiente do Teatro de Operações Afegão.
Os AMX vêm empregando o sistema de reconhecimento Recce Lite em suas missões, e já cobriram mais de 600 alvos e forneceram mais de 5.500 imagens. Os pilotos também tem enfrentado, nessas surtidas, o desafio de operar em um ambiente dinâmico, com contínua mudança de alvos e prioridades.
FONTE: Aeronautica Militare (Força Aérea Italiana)
FOTO: USAF
VEJA TAMBÉM:
- AMX podem combater no Afeganistão
- AMX italianos: após a Green Flag, vem a Red
- AMX italianos em exercício com Predator B
- AMX italianos voltam pra casa após exercícios nos EUA
- O AMX na Itália
- F-16 no Afeganistão atinge marco de missões “code 1″
- Os Mirage do Armée de l´Air no Afeganistão
- F-16 belgas completam 2.000 horas de voo no Afeganistão
- Dia da aviação de reconhecimento