A Alenia Aermacchi iniciou os voos de teste do sistema HMD (Helmet Mounted Display – Visor Montado no Capacete) que será instalado no jato de treinamento avançado M-346 Master. O sistema complementa o HUD (Head-Up Display – visor ao nível dos olhos) oferecendo ao piloto informações de atitude, navegação, táticas e de missão diretamente no visor do capacete, independentemente da direção para a qual o piloto esteja olhando. Segundo a Alenia Aeronautica, o HMD é totalmente integrado à aviônica da aeronave e ao sistema de simulação tática, devendo, em breve, ser integrado ao simulador completo.

Ainda segundo a empresa, a adoção do sistema é um passo importante para tornar o M-346 mais representativo de aeronaves operacionais, tornando mais efetivo o treinamento, e evitando os riscos de pilotos se familiarizarem com o sistema somente no cockpit de aeronaves mais dispendiosas.

O piloto de testes-chefe da Alenia Aermacchi, Quirino Bucci, disse que os resultados foram significativos, com a simbologia mantendo-se estável sob altas cargas g, e também com a facilidade de movimentos devido ao baixo peso do capacete. O peso de 1,6 kg foi conseguido graças à miniaturização e o cuidado na localização dos componentes. A baixa voltagem aumenta a segurança e uma microcâmera grava o campo de visão do piloto (incluindo a simbologia), para que a imagem esteja disponível em debriefings pós-voo. O sistema também permite operações tanto de dia quanto de noite, com o uso de óculos de visão noturna (Night Vision Goggles – NVG).

FONTE / FOTOS: Alenia Aeronautica

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz