Combates Aéreos: traduções inéditas por Roberto F.Santana

No dia 27 de  janeiro de 1973, os Estados Unidos da América assinaram um tratado em que reconheciam a integridade territorial e a  independência do Vietnam. Isso significava que os Estados Unidos não mais interfeririam em assuntos domésticos do povo vietnamita.

Para o Vietnam do Norte, significava que o regime do sul não mais receberia ajuda militar americana e eles poderiam agora, começar uma ofensiva. Um avanço para a vitória final estava garantida, já que o governo do Vietnam do Sul estava fraco e não tinha o apoio do povo.

Em 29 de março de 1973 o último soldado americano deixava o solo Vetnamita, para nunca mais voltar.¹

As Forças Armadas do Vietnam do Norte se uniram para mais uma campanha, e a VPAF (Vietnam People’s Air Force) não foi exceção.

Em julho de 1973, o Partido Comunista enviou a seguinte ordem:  “Mantenham prontidão de combate e preparem-se  para defender o espaço aéreo do Vietnam do Norte…”

A guerra com os americanos tinha deixado um legado de destruição por  todo o Vietnam do Norte, então  havia um programa para a reconstrução de todos os aeródromos e suas infraestruturas. Quase todas as instalações e edíficios administrativos tinham sido bombardeadas e uma das primeiras prioridades era  fazer com que os aeródromos voltassem a ser  operacionais. O trabalho começou com a reconstrução de pistas de 13 aeródromos, incluindo Tho Xuan, Vhin, Dong Hoi e Phu Tuo.

Em janeiro de 1974, todos os aeródromos estavam totalmente operacionais e prontos para a campanha contra o Vietnam do Sul.

Havia também uma reogarnização  na VPAF, quando departamentos civis e militares foram mesclados em um único corpo militar, este incorporou o 919º Regimento de Transporte Militar e com  autoridade sobre a aviação civil. Todos os regimentos de bombardeiro e caça foram postos sob o comando direto da 371ª Divisão Aérea Thang Long.

Entretanto, as bases em Kep, Yen Bai, Kien An, Tno Xuan, Vhin,  Anh Son e Dong Hoi foram reservadas como bases da aviação de caça. Um dos resultados  dessa mudança, era que cada regimento de caça usaria sua base designada.

O sistema onde os regimentos de caça dividiam diversas bases foi abandonado, depois de dezembro de 1973. O 927º FR foi recolocado em Kep e o 923º FR foi para sua nova base em Tho Xuan. O 921º FR foi baseado em Noi Bai e o 923º operaria de Yen Bai. O 921º e o 925º usariam a base principal em Kien Na, como quartel  general.

O número de técnicos e pilotos também foi aumentado, com alguns programas de treinamento sendo iniciados em janeiro de 1973. Um grupo selecionado de pilotos foi enviado à União Soviética para treinamento em vôo noturno e sob mal tempo.

A VPAF tinha poucas aeronaves operacionais por causa das exessivas perdas ocorridas durante a guerra. No final de 1974, eles tinham 40 MiGs prontos para combate, mas quase 130 pilotos! Em determinado estágio, a razão de pilotos para MiGs alcançou a embaraçosa razão de 10 para 1. Novas aeronaves começaram a chegar às unidades de linha de frente em janeiro de 1975. Eram 40 MiG-21MFs da URSS e 20 MiGs-19 da China.

As pesadas perdas de experimentados pilotos depois de oito anos de luta significavam que muitos pilotos de caça eram inexperientes e precisavam de mais horas de vôo. Em 1974, o tempo de vôo dos pilotos foi aumentado com a chegada de novas aeronaves e isso ajudou na melhoria da qualidade e diminuiu os acidentes operacionais. Não obstante, 50% de todos os pilotos no serviço ativo tinham participado em ao menos,  três missões de combate.

A VPAF agora teria que tomar participação ativa na função de apoio ao solo, para isso programas de treinamento e zonas de controle tinham de serem criadas no norte e também no sul. O 912º FR tinha que dar suporte para as Rotas 1 e 3 próximas de Ha Noi.

O 927ºFR cobriria as áreas norte e nordeste de Ha Noi. O 925º FR tinha a responsabilidade de cobrir o lado oeste de Ha Noi. O porto de Haiphong era de responsabilidade do 923ºFR e uma reserva de um esquadrão de MiG-21 estava baseada em Noi Bai, para completar qualquer falta se alguma área fosse aumentada. Esquadrões reservas também foram estacionados em Tho Xuan e Yen Bai. Todas as unidades foram instruídas a moverem-se para bases mais ao sul, a fim de darem suporte ao exército na chegada da ofensiva.

A obsessão da VPAF de guardar as cidades do norte vem da desconfiança que seus líderes e membros tinham do governo dos Estados Unidos da época. As pausas nos bombardeios que existiram durante toda a guerra fizeram a VPAF ver o tratado de Paris de 27 de janeiro, como provavelmente uma outra pausa! Essa visão somente mudou depois de abril de 1975, quando qualquer possível envolvimento americano era improvável, devido o estado de deterioração das forças do sul.

No dia 22 de fevereiro de 1974, um acordo foi assinado com a China para dar assistência e consultoria na criação de uma Academia da Força Aérea, onde se daria treinamento básico de vôo, com uma formação de 30 pilotos por ano. A academia também treinaria 300 técnicos e criaria uma unidade de treinamento em manutenção, começando com estruturas e motores do MiG-17.

Com esse pano de fundo a campanha final foi planejada em Ha Noi, tendo como objetivo a libertação do Sul pelo final de 1975. O palco estava pronto para “fat lady to sing”² na Guerra do Vietnam.

No dia 6 de janeiro de 1975, Phuc Binh ( a maior cidade no Sul ) foi tomada pelas tropas do Vietnam do Norte. Esta derrota foi o começo do fim para o Sul, porque ao mesmo tempo o Congresso Americano retia um pacote de ajuda de US$ 300 milhões. Uma martelada que o governo do Vietnam do Sul não iria se recuperar.  Agora eles estavam por conta própria.

A campanha começou nas primeiras horas de 4 de março de 1975. Rapidamente as regiões mais altas estavam sob o controle do Norte, junto com os aeródromos em Buon Ma Thout e Play Cu. Em 26 de março, a antiga capital de Hue caia nas mãos dos comunistas, com as tropas sul-vietnamitas deixando para trás mais de 1 bilhão de dólares em equipamentos.

No dia 31 de março, um transporte Hercules C-130 levou o combustível nuclear do reator atômico em Da Lam. Em 29 de março, a estratégica cidade de Da Nang era tomada pelas forças do Norte e seu grande aeródromo foi rapidamente colocado em operação contra alvos do Sul. A partir desse ponto quase todo o Vietnam do Sul estava ao alcance de aeronaves da VPAF. Complicando ainda mais as coisas para o Sul, muitos de seus pilotos eram na verdade agentes do Norte que foram infiltrados no processo de seleção anos antes.

No dia 8 de abril, Nguyen Thanh ( um dos tais agentes do Norte) decolou com um caça F-5 às 8:30 e jogou duas bombas de 500lbs no palácio presidencial em Saigon. Poderia-se dizer que o ataque foi meramente para simbolizar o colapso do Sul, mas as notícias desse bombardeio tiveram um efeito devastador na moral das forças do Sul. Mesmo porque, a bomba sequer detonou e os danos ao palácio foram muito superficiais, o presidente Thieu foi forçado a uma retirada rápida de Saigon. Ele renunciou duas semanas depois, alegando que os EUA  eram um aliado desonesto.

Em seu retorno, Thang Trung foi proclamado Herói do Vietnam e triplamente promovido ao posto de Capitão na VPAF.

Em 21 de abril, dois pilotos foram enviados à Da Nang com uma equipe de técnicos para colocarem algumas aeronaves americanas em funcionamento para que o sucesso de Thang Trung fosse repetido. Quando eles chegaram, escolheram o A-37 Dragonfly e logo colocaram as aeronaves prontas para o combate. O incansável  Phan Ngoc Lan testou os Dragonflies antes de passá-los para dois pilotos de Mig-17. Os pilotos selecionados para o treinamento de conversão foram: Tu De, Nguyen Van Luc, Mai Xuan Vuong, Han Van Quang, TrangCao Thang e Nguyen Thanh Trung.

No dia 26 de abril, quatro Dragonflies estavam prontos e foram chamados de “O Vôo Invencível”. Os aviões decolaramde Phu Cat às 9h30 do dia 28 de abril, com Nguyen Van Luc como líder de vôo. Os Dragonflies foram reabastecidos na base aérea de Than Son e carregados com duas bombas de 500lbs e duas de 200lbs. Os pilotos foram brifados e colocados em estágio de alerta 1 e por volta das 16:25  eles decolaram.

Seus alvos eram a base aérea em Tan Son Nhat, onde grande número de tropas americanas (incluindo o embaixador americano ) estavam agrupadas para o embarque final. Eles tiveram de reduzir suas velocidades para 250 milhas a fim de evitar colisões no ar. A caminho do alvo eles passaram por duas aeronaves sul-vietnamitas sem incidentes e quando o alvo estava à vista, o líder de vôo ordenou que a formação fizesse a forma clássica de ataque, subisse para  5.000 pés e mergulhasse sobre a abarrotada base aérea.

Quando os Dragonflies estavam a uma milha de distância Thanh Trung iniciou o seu ataque. Eles foram avistados pela torre em Tan Son Nhat, que pediu para se identificarem , Thanh Trung respondeu, ‘”Nós somos um vôo de aeronaves de fabricação americana,” segundos depois ele lançou duas bombas sobre fileiras de aeronaves americanas estacionadas no pátio.

Então, Tu De para ter certeza de que os americanos soubessem de quem partiu o ataque, jogou mais quatro bombas; o terceiro e quarto Dragonfly lançaram bombas silimilares em uma sucessão rápida. Thanh Trung e Van Luc até conseguiram fazer uma segunda passagem de ataque, causando ainda mais devastação.

Um transporte C-130 conseguiu decolar com uma bomba explodindo metros atrás. Tragicamente, um segundo C-130 carregado com passageiros, foi abatido por fogo anti-aéreo depois de decolar. Os quatro A-37 tomaram rumo de volta em meio a intenso fogo anti-aéreo – incrivelmente nenhum deles foi atingido. Um esquadrão de F-5 decolou para interceptá-los, mas seguindo a moda sul-vietnamita, nenhum contato foi feito.

Todos os Dargonflies pousaram às 18:15, os tanques de Tu De e Thanh Trung estavam quase vazios. O ataque causou mais uma queda na moral dos sul-vietnamitas. Seis bombas tinham explodido nos pátios destruindo vários transportes C-47 e três AC-119s.

Em 30 de abril de 1975, a guerra efetivamente tinha acabado quando tanques T-54 do Exército Popular do Vietnam, entraram no palácio presidencial, onde às 11:30, a bandeira norte-vietnamita já tremulava, finalizando a Campanha Ho Chi Minh e também a Guerra do Vietnam para a VPAF.

Notas do Tradutor:

  1. No fim de abril, a evacuação de crianças e civis escolhidos, bem como de todos os americanos degenerou num caos. Em 27 de abril, só helicópteros podiam trabalhar a partir de Tan Son Nhut e, depois, do teto da embaixada americana. Na pressa em descarregá-los e abrir espaço para outros no convés dos porta-aviões, muitos helicópteros foram jogados ao mar. Nas últimas 18 horas fugiram 6.422 não-americanos, 1.373 civis americanos e 980 fuzileiros. O último helicóptero deixou o teto da embaixada na madrugada de 30 de abril de 1975; o resto do edifício já estava em mãos de saqueadores. Fonte: Guerra nos Céus.
  2. “Fat lady to sing”  é um termo coloquial, que  essencialmente, significa que não se deve presumir o resultado de alguma atividade até que tenha realmente terminado. Fonte: Wikipedia.
  3. A foto do piloto: Capitão Nguyen Tanh Trung, usando equipamento de origem americana.

TRADUÇÃO: Roberto F. Santana / FONTE: Fighter Pilots of North Vietnam, Roger Boniface, Authors on Line.

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