A EADS, por meio de sua divisão Airbus Military, informou nesta segunda-feira (10 de maio) que foi realizado com sucesso o primeiro lançamento de torpedo pela sua aeronave de patrulha marítima C295 MPA (Maritime Patrol Aircraft). Segundo a empresa, trata-se de um importante marco para o desenvolvimento da versão antisubmarina da aeronave, assim como a entrada da Airbus Military no mercado de aviões ASW (Anti Submarine Warfare – guerra antisubmarino), atualmente dominado por modelos veteranos como o P-3 Orion e o Atlantique.

O C295 MPA/ASW inclui dois pilones sob as asas para a instalação de torpedos e outras cargas externas, assim como um sistema de gerenciamento de cargas (Store Management System – SMS), integrado ao sistema tático FITS (Fully Integrated Tactical System), que controla o emprego dos torpedos, além das sonobóias para detecção de submarinos.

Ainda segundo a empresa, o C295 MPA tem uma autonomia de voo superior a 11 horas, podendo ser utilizado em uma gama variada de missões: busca e salvamento, controle da Zona Econômica Exclusiva, detecção de poluição marítima assim como missões de defesa. A Airbus Military acrescenta que a plataforma C295, do avião tático de transporte multimissão, para alcances médios e curtos, oferece alta manobrabilidade e excelentes qualidades em voos a baixa altitude. Até hoje, 82 aviões C295 já foram vendidos a 12 operadores, e nove países encomendaram 47 CN235/C295s MPA.

Chile

Ainda sobre o C295 MPA, em 30 de abril a Marinha do Chile recebeu a primeira de três aeronaves do modelo encomendadas (clique no primeiro link, da lista abaixo, para matéria no Blog Naval), iniciando sua renovação de aeronaves de asa fixa, que atualmente consiste de modelos P-3ACH, P-111 e C212.

FONTE / FOTO: EADS

VEJA TAMBÉM:

wpDiscuz