No último dia 5 de maio a GE Aviation comemorou a marca de 1.000 motores da família F414 produzidos e entregues. O turbofan F414-400 possui mais de um milhão de horas de voo com aeronaves Boeing F/A-18E/F/G Super Hornet/Growler. Somente a US Navy receberá, no total, perto de 1200 motores para equipar uma frota projetada 594 F/A-18.

Além da USN, a Royal Australian Air Force (RAAF) encomendou um lote de 24 F/A-18E/F Super Hornet equipados com o F414-400 da GE, sendo que os cinco primeiros já foram entregues.

A GE também trabalha na versão F414G. Esta é uma variante para caças monoreatores que produz 20% mais potência que as versões anteriores. O F414G é a versão escolhida pela Saab para equipar o caça Gripen NG. Atualmente não existe nenhum usuário do NG e o motor está instalado somente na aeronave de testes “NG Demonstrator”. O demonstrador já voou mais de 100 horas desde maio de 2008.

Existem na atualidade dois programas principais para melhorar a potência, a durabilidade e a redução dos custos da família F414. O programa EDE (Enhanced Durability Engine) visa o aumento da durabilidade do motor e a redução dos custos de manutenção para a USN. Neste programa o motor incorporou uma nova turbina de alta pressão e um compressor de alta pressão de seis estágios.

Já o EPE (Enhanced Performance Engine) está focado no aumento da potência do motor com o objetivo de conquistar clientes fora dos EUA. Além das modificações já incluídas no programa EDE, a introdução de um novo fan (com consequente aumento do fluxo) permitiu a elevação da pontência bem como uma flexibilidade operacional maior.

FONTE: GE

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