No revezamento da OTAN para a defesa aérea dos Países Bálticos, chega a hora dos MiG-29 poloneses. Destacamento francês de Mirage 2000 C cumpriu a missão por 4 meses.

Em 30 de abril, o destacamento francês do Esquadrão de Caça 1/12 “Cambrésis” (da Base Aérea 103 de Cambrai), que nos últimos quatro meses manteve quatro aeronaves Mirage 2000 C em missão de defesa do espaço aéreo dos países bálticos (Lituânia, Letônia e Estônia), transferiu a missão a um destacamento polonês, em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Siauliai (no norte da Lituânia).

Nos quatro meses em que assumiram a defesa do espaço aéreo dos três países bálticos (que é feita em rodízio por países da OTAN, cobrindo uma lacuna enquanto esses três países, novos membros da organização, adquirem a capacidade de realizá-la sozinhos), foram realizadas 162 missões e acumuladas 462 horas de voo. Isso representa, em média, 115 horas voadas por caça durante os quatro meses ou aproximadamente 29 horas por mês.

Em coordenação com a Força Aérea da Lituânia, foram realizadas diversas missões comuns com o objetivo de treinar pilotos franceses, lituanos, além de controladores de defesa aérea dos centros de Kaunas (Lituânia) e Amarii (Estônia). A França já havia assumido essas missões em um período de 2007, e o revezamento deverá levar novamente um destacamento do Armée de l´air à Lituânia em 2011 (para mais detalhes sobre essas operações, condições meteorológicas adversas, além de outros países que também já cumpriram a mesma missão, clique nos links ao final desta matéria).

A missão, que faz o papel de patrulhamento aéreo da Força de Reação Rápida da OTAN (QRF – Quick Reaction Force) passa agora para o Contingente Militar Polonês (Polish Military Contingent – PMC) ORLIK 3, cuja responsabilidade irá até 31 de agosto de 2010. São quatro caças MiG-29 do 1º Esquadrão Aerotático, apoiados por pessoal de terra e técnicos da 23ª Base Aérea de Minsk Mazowiecki, sob o comando do Tenente Coronel Robert KOZAK, que é o comandante do 1º Esquadrão Aerotático.

Trata-se do 25º revezamento para esse tipo de missão sobre os países bálticos, iniciado em 2004, sendo que a Polônia já participou duas vezes, em 2006 e 2008. Como preparação, foram realizados treinamentos iniciais entre 6 e 15 de abril (segundo informe da Força Aérea Polonesa, apesar da comoção nacional na Polônia devido à queda do avião de transporte que matou diversas autoridades entre elas o presidente do país) e, na fase final, foi realizado o exercício de certificação “JASTRZAB 10”, que testou a prontidão dos pilotos e das equipes de terra, além de procedimentos de comunicação e de procesaamento de dados. O exercício envolveu diversos cenários, incluindo interceptações.

FONTES / FOTOS: Força Aérea Francesa (Armée de l´air) e Força Aérea Polonesa (Siły Powietrzne)

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