Histórias, ‘causos’ e curiosidades dos combates aéreos (3)
A necessidade de reabastecedores de grande porte e a incompatibilidade de combustíveis
O dia 2 de agosto de 1990 será sempre lembrado no Kuwait como uma data triste. Naquele dia tropas do Iraque ocuparam o pais. Do dia para a noite o Iraque dobrou as suas reservas petrolíferas, totalizando 20% das reservas mundiais naquela época. Ainda existia o temor de que a manobra militar de Saddam Hussein prosseguisse rumo a Arábia Saudita. Por esse motivo as Forças Armadas dos EUA entraram logo em alerta. Como sempre, nesses momentos de crise surgiu a pergunta: onde estão os porta-aviões?
A US Navy possuía o USS Eisenhower no Mar Mediterrâneo e o USS Independence no norte do Mar da Arábia que poderiam ser empregados a qualquerh2omento. As distâncias envolvidas eram grandes e as aeronaves de reabastecimento embarcadas não podiam fornecer suporte para missões de longo alcance, especialmente a partir do Mar Vermelho e do Mediterrâneo e bem dentro do território iraquiano. Já no Golfo Pérsico as águas rasas próximas ao Iraque apresentavam o risco das minas. Era necessário o apoio dos reabastecedores da USAF.
Isto poderia ser feito, mas como os sistemas de reabastecimento da USN eram (e continuam sendo) diferentes dos sistemas da USAF, as aeronaves de reabastecimento necessitavam de uma reconfiguração que consumia um tempo muito precioso. Além disso o combustível utilizado pelas aeronaves embarcadas era (e continua sendo) diferente do combustível comumente empregado pela USAF.
Os caças da USAF empregam o combustível JP-4, diferentemente dos caças navais. Por questões de segurança, os navios transportam somente combustível JP-5 para as aeronaves embarcadas. Este é menos volátil e possui um ponto de fulgor (*) muito mais elevado (a diferença gritante fica entre -20º C e 65ºC). O ponto negativo fica por conta da potência menor. Uma pequena contaminação de 10% de JP-5 misturado ao JP-4 reduz o ponto de fulgor deste último em 30ºC.
Portanto, além da reconfiguração dos sistemas de reabastecimento, as aeronaves reabastecedoras deveriam passar por um processo de descontaminação dos seus tanques. Em outras palavras, o processo era tão demorado que reduzia a eficiência das aeronaves. Para minimizar a questão, a USAF decidiu separar alguns reabastecedores somente em apoio à USN, tornando-os inúteis para os seus próprios aviões. Tudo isso contribuía para uma redução do potencial militar disponível.
(*) Ponto de fulgor é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável.